SEO

Certificado SSL (Grátis!): Melhore a Relevância do Seu Blog no Google

24 maio, 2017 |

Você já deve ter feito muito trabalho de otimização em seu blog e isso é um bom sinal de profissionalismo e comprometimento. Contudo, além das funcionalidades e do conteúdo, é imprescindível se preocupar com atributos de qualidade como o desempenho e, principalmente, a segurança dos seus dados e das pessoas que visitam seu blog. ContentsCertificado […]

Você já deve ter feito muito trabalho de otimização em seu blog e isso é um bom sinal de profissionalismo e comprometimento. Contudo, além das funcionalidades e do conteúdo, é imprescindível se preocupar com atributos de qualidade como o desempenho e, principalmente, a segurança dos seus dados e das pessoas que visitam seu blog.

Certificado SSL – O que é?

O SSL (Secure Sockets Layer) é um padrão de tecnologia que possibilita a comunicação entre servidores e navegadores de forma segura por meio do uso de criptografia.

O uso deste tipo de tecnologia torna a comunicação na Internet muito mais segura ao proteger informações sensíveis como senhas e números de cartão de crédito de crimes cibernéticos como o roubo ou sequestro de informações.

Um blog protegido com o certificado é apresentado com um pequeno cadeado fechado e verde na barra de endereço da maioria dos navegadores (veja o exemplo abaixo).

 

Como o SSL pode influenciar o posicionamento do seu blog e melhorar o seu lucro?

Você já deve conhecer os fatores básicos utilizados no algoritmo de rankeamento do Google: conteúdo consistente (feito por humanos e para humanos), a escolhe de bons títulos, utilização de meta tags, a boa aplicação das heading tags,  URLs amigáveis, sitemap bem configurado e informado no Google Search Console, além das palavras-chave trabalhadas de forma correta. Obviamente é muito mais do que isso. 😉

Desde o final de 2014, o Google começou a considerar o uso de SSL como um dos fatores para melhorar o posicionamento dos sites, inclusive os blogs.

O motivo para isso? Oferecer mais segurança para quem realiza pesquisas no buscador e acessa sites desconhecidos de todos os tipos. Faz todo o sentido, concorda?

Com a competição cada dia mais acirrada, toda técnica idônea de SEO deve ser considerada para atingir o melhor posicionamento. A adoção do SSL certamente é uma delas e pode ser um fator de desempate caso o Google esteja “na dúvida” entre um site e outro. Lembre-se, para quem utiliza alguma estratégia de monetização, o melhor posicionamento sempre é revertido em mais receita.

Como conseguir SSL para seu Blog?

Você pode contratar um certificado SSL em vários fornecedores disponíveis na internet, inclusive o próprio servidor de hospedagem do seu blog deve oferecer este tipo de serviço. Se o seu blog já está em funcionamento, você terá que fazer uma série de ações após a instalação do SSL: testar o certificado, trocar de http para https, atualizar o sitemap e Search Console, aplicar redirect 301 etc. Se você não é especialista, procure ajuda de um técnico ou busque informação na internet, porque o processo, apesar de básico, exige algum conhecimento. E qualquer erro nesta implementação pode deixar o seu blog off-line.

Se você deseja economizar e ter um certificado SSL de igual qualidade, existem 2 serviços gratuitos:

A Cloudflare é uma empresa especializada em otimizar desempenho e segurança para sites. Oferece em seu Plano Grátis o certificado SSL, que pode ser instalado em seu blog em poucos passos.

Além do certificado SSL, o plano gratuito da Cloudflare permite o uso do recurso CDN (Content Delivery Network ou Rede de Distribuição de Conteúdo) que otimiza a velocidade de carregamento do blog e ajuda também no rankeamento do Google.

Quer mais? Você terá proteção contra ataques hackers, cada vez mais comuns e que se tornaram desafios de segurança constantes para negócios de todos os portes.

Outro serviço gratuito cada vez mais utilizado é o Let’s Encrypt. Lançado em abril de 2016, o projeto já conta com o apoio de grandes empresas como Facebook, Cisco, Mozilla e até mesmo a brasileiríssima Vtex. Segundo a Let’s Encrypt, “fazemos isso porque queremos criar uma web mais segura e com mais respeito à privacidade”. Desta forma, qualquer pessoa que possua um blog com domínio próprio poderá usar Let’s Encrypt para obter um certificado SSL confiável a custo zero.

Mão na massa!

Agora você já sabe que proporcionar segurança para seus visitantes, além de ser um ato de cortesia, também melhora o seu posicionamento no Google e consequentemente pode trazer mais lucros.

Agora que entendeu os benefícios, o que está esperando para ter o certificado SSL em seu blog?

11 thoughts on “Certificado SSL (Grátis!): Melhore a Relevância do Seu Blog no Google

    Avatar
    José Carlos Karnal Junior
    25 maio, 2017

    Muito bom o artigo!Devo admitir que eu não sabia exatamente quais as vantagens que teria em meu site um certificado SSL!Obrigado pela informação!Vou começar imediatamente trabalhar no assunto!Abraço!

    Avatar
    José Carlos Karnal Junior
    25 maio, 2017

    Segui as orientações deste artigos e realmente em poucos passos alterei os nameservers e passei a utilizar o Cloudflare!!! Show de bola a clareza e rapidez do processo para uma coisa tão importante e tão pouco divulgada!Obrigado de novo por compartilhar comigo tua expertise no assunto!!Grande Abraço!

      Avatar
      Alex Barbosa
      28 maio, 2017

      Olá José! Obrigado. O ideal é fazer todos os testes para saber se está tudo ok ou se falta algo mais. Busque informações na internet. Desejo sucesso ao seu projeto.

    Avatar
    Wederson
    25 maio, 2017

    Muito bom!
    Ótimas dicas.
    Vou usar no meu e-commerce.

      Avatar
      Alex Barbosa
      28 maio, 2017

      Wederson, obrigado. Desejo sucesso!

    Avatar
    Oswaldo Gomes
    26 maio, 2017

    Olá, Alex.
    Ótimas informações, esse certificado SSL seria válido também para SUBDOMÍNIO ?
    (ou só para DOMÍNIOS PRÓPRIOS) Obrigado Oswaldo Gomes

      Avatar
      Alex Barbosa
      28 maio, 2017

      Olá Oswaldo. Sim, desde que o certificado SSL tenha sido emitido especialmente para o subdomínio.

    Avatar
    Gabriel Filgueiras
    30 maio, 2017

    Muito bom. Eu já estava com o Cloudflare instalado em meu blog no plano gratuito, mas eu não sabia que ele me dava um certificado SSL grátis, vou já correr atrás.
    Desde que conheci o E-goi estou gostando muito, e olha que eu não dava nada por ele ao ouvir falar sobre.

      Avatar
      Alex Barbosa
      31 maio, 2017

      Olá Gabriel. O plano grátis do Cloudflare oferece: Proteção DDoS limitada, CDN Global, Certificado SSL compartilhado e Modo “Estou sob ataque” (I’m Under Attack™). Sucesso para você!

    Avatar
    Leonardo Alameda
    24 agosto, 2017

    Muito bom guia! A opção do certificado SSL grátis é muito bom para usuários com conhecimento e maior experiência pois a instalação geralmente é toda manual. A diferença pra algumas empresas que no qual o certificado faz parte de um plano é que a instalação é automatizada pois já vem com instaladores próprios pré configurado e o pessoal oferece todo suporte em caso de dúvidas. No meu site fiquei na dúvida na hora da opção mas acabei pegando um plano pago de SSL que não custou caro e funcionou perfeitamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.