E-commerce

Carrinho abandonado: Como lidar com o aumento deste indicador

23 maio, 2023 (updated) |

Seu negócio tem problemas com relação ao carrinho abandonado? Continue lendo e confira 6 dicas simples e objetivas para fazer esse indicador despencar.

O setor de e-commerce vai na contramão da crise que o nosso país vem passando nos últimos anos e tem boas perspectivas para 2023. Porém, como aumentar ainda mais as vendas, se sua empresa convive com carrinho abandonado pelo cliente?

Para 2023, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) projeta um incremento de 15% para o setor, se comparado ao resultado do ano anterior. É uma ótima conjuntura, especialmente ao analisarmos que o ano passado teve um crescimento de 12%. Ou seja, bolsos cheios ao final do atual exercício!

No entanto, para ver isso na prática, atente-se a um indicador importantíssimo: a taxa de conversão. Você precisa adotar estratégias a fim de aumentá-la e, para isso, deve reduzir drasticamente o abandono de carrinho.

Seu negócio tem problemas com relação ao carrinho abandonado? Continue lendo e confira 6 dicas simples e objetivas para fazer esse indicador despencar.

1. Reduza a burocracia

Antes de pensar em estratégia de preço, entrega, entre outras, observe se o seu e-commerce tem muita burocracia. Imagine você, enquanto consumidor, tendo de fazer um cadastro de duas páginas, outra janela que redirecione para o cálculo do frete, mais uma para um checkout externo, e por aí vai… É muito esforço para chegar ao produto, e isso influencia diretamente na decisão de seguir ou não com a compra.

Você pode transformar a experiência de um cadastro num fator positivo. Ofereça um cadastro simplificado e rápido para atender os que estão com pressa, mas também inove e diferencie. Se, com um clique, sua página ofertar um desconto na compra atual ou na próxima, o usuário possivelmente terá disposição para preencher e fornecer seus dados completos, sem reclamar ou desistir, pois verá vantagem nisso.

Com relação ao checkout, uma boa prática é o checkout express. Imaginemos que a parte mais chata para o consumidor ao comprar no comércio eletrônico seja o ato de pagar. Então, por que alongá-lo tanto? Dê aos seus clientes a oportunidade de finalizar a compra sem criar uma conta. Nesse modelo, peça apenas os dados para realizar a transação e alguma informação para entrar em contato novamente.

Tenha sempre em mente que muitas pessoas compram por impulso! É fundamental compreendermos que o consumidor preza pela navegabilidade nos sites de compra. Faça um review e avalie frequentemente no seu atual sítio o que é necessário de fato.

2. Demonstre que o ambiente é seguro

Tão quanto uma compra a realizar numa loja física, o cliente precisa ter a certeza de estar inserido em um ambiente com segurança. Se ele não sentir a confiança necessária de que todos os seus dados serão preservados, as chances de deixar o carrinho abandonado aumentarão bastante. Essa preocupação existe porque as pessoas sabem dos casos de operações fraudulentas executadas por quadrilhas especializadas.

Para obter credibilidade junto aos clientes em potencial, coloque em evidência todos os selos de segurança possíveis para a sua loja virtual. Uma prática eficiente é você deixar os selos bem perto do botão de compra. Se há alguma hesitação por parte do comprador, essa ação contribuirá para saná-la.

3. Disponibilize a política de envio e devolução

Em caso de problema no comércio físico, o cliente sabe que poderá ir à loja novamente e tentar resolver. E no comércio eletrônico, qual seria o procedimento? Essa é uma dúvida que toma conta de muitas pessoas.

Você tem de indicar claramente suas políticas de remessa e reenvio, ou então corre o risco de ver o carrinho abandonado. Defina as condições e prazos de forma objetiva e deixe tudo isso disponível ao comprador. Quanto à comunicação, estabeleça os diversos canais e as regras para utilização deles. Um exemplo de boa prática é: trataremos e retornaremos sua mensagem em até 48 horas!

4. Melhore o serviço e o valor do frete

Numa nação de medidas continentais como o Brasil, seguramente esse tema é muito sensível e mostra-se como fator decisivo na sequência da transação. É comum o cliente cumprir as etapas anteriores e, na hora de fechar o negócio, desistir pelo valor do frete. Ainda a considerar, os prazos muito longos também não são bem vistos. Numa compra por impulso, a pessoa não se sentirá atraída por um prazo de 40 dias, por exemplo.

Se sua empresa trabalhar com uma tabela padrão, o ideal é torná-la acessível ao comprador. Quando não, disponibilize uma ferramenta que calcule automaticamente, mediante input do CEP. É possível e praticável associar o valor de compra a alçadas e descontos na tabela de frete.

Invista pesado e negocie com seu parceiro logístico. A diferença no custo do seu produto e o do concorrente não vai ser grande. Atualmente, o consumidor já sabe que deve comparar o valor total da operação entre as empresas, a fim de concluir sua aquisição. Agregue valor ao seu negócio e à sua marca, por meio de uma logística rápida, eficiente e com um custo considerado justo por quem está na outra ponta.

5. Atualize o site e ofereça vantagens

Gostei do produto! Agora quero conhecer os dados técnicos e descrição. Ops… Não tem?! É absurdo, mas corriqueiro em muitas plataformas. Revise periodicamente as informações dos produtos em sua loja, pois alguns usuários compram pela imagem e outros pelas informações. Não permita que seu site seja excludente em nenhum caso.

Pela perspectiva do consumidor, a tomada de decisão ocorre mediante o custo total da transação. Logo, avalie os impostos, preço do produto, frete, custo de garantia, entre outros. Descontos associados ao volume de compra são muito bem avaliados. Oferte combos! Conduza seu cliente a reduzir o valor do frete comprando mais produtos!

Além disso, facilite os meios de pagamento. Oferte descontos à vista, meios parcelados, débito em conta e outras vantagens. Já pensou, por exemplo, em pagamento com moedas virtuais? A chave está na inovação!

6. Invista em e-mail marketing e remarketing

Esteja em constante contato com seu público! Busque ferramentas para automatizar esse processo. Um carrinho abandonado é um grande potencial. Salve-o e use estratégias de atração como:

  • desconto;
  • frete grátis;
  • parcelamento diferenciado;
  • bônus na próxima compra.

Essa tática também pode ser efetiva para completar um cadastro, por exemplo. Registre os dados dos clientes e suas ações e combine com anúncios de remarketing, relembrando seu cliente dos interesses em comum de sua loja com o desejo dele.

Por fim, reforçamos que é preciso trabalhar constantemente para oferecer a melhor experiência de compra aos usuários. Caso contrário, o abandono de carrinho será uma verdadeira pedra no seu sapato, comprometendo o desempenho do seu negócio. Mas, como vimos aqui, esse problema pode ser resolvido se você tomar as medidas certas.

Agora que você está craque no que se refere a carrinho abandonado, saiba como melhorar os resultados do seu e-commerce através da automação de marketing!

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