Como o Calendário Editorial vai Ajudar a Monetizar o seu Blog

¿Cómo Te Va a Ayudar el Calendario Editorial a Monetizar tu Blog? - E-goi

O marketing de conteúdo vem se tornando uma estratégia cada vez mais eficaz e poderosa na hora de promover empresas e negócios. Para que o plano seja ainda mais eficaz, é importante desenvolver um calendário editorial.

O que é um calendário editorial?

Nada mais do que uma ferramenta para facilitar ainda mais o seu trabalho. Com ele, você consegue planejar o conteúdo do seu blog e indicar qual o melhor momento para cada artigo ir ao ar.

Além disso, você aumenta o tráfego de forma orgânica, e anúncios veiculados no seu blog conseguem mais destaques, aumentando a sua monetização.

Quer saber como montar um calendário editorial para monetizar o seu blog?

Veja as dicas abaixo:

 

1. Defina a sua persona ou público-alvo

A montagem do calendário editorial precisa começar antes mesmo da criação do blog. Por isso é essencial criar a sua persona, mas o que é persona? É um arquétipo de um possível cliente, representando o comprador ideal. É utilizado por blogs que tem como objetivo vender algum produto ou serviço.

O público-alvo é um segmento da população que pode se interessar e se beneficiar pelo conteúdo gerado pelo seu blog.

A definição da persona ou do público-alvo é importante por diversos motivos, entre eles: A linguagem que irá ser adotada pelo blog, o tipo de conteúdo que irá ser gerado, o tamanho do conteúdo, as redes sociais que devem ser usadas para divulgação e os tipos de anúncios, se for o caso.

Essa dica é especialmente para gerar engajamento, através de conteúdo realmente relevante para o leitor, criando uma percepção positiva sobre você ou a sua empresa.

2. Identifique as etapas do funil de marketing

Agora que você já conhece a sua persona, uma parte estratégica do calendário editorial é conhecer o funil de marketing ou funil de vendas.

O funil consiste em um processo para acompanhar e conduzir o seu público, desde do momento em que ele conhece o conteúdo até a decisão final da compra do produto.

É representada por uma pirâmide investida onde estão os processos de venda, que são:

Topo do Funil (ToFu): O topo do funil é a parte mais ampla do funil, onde são usados conteúdos introdutórios com o objetivo de tornar o visitante em lead.

Meio do Funil (MoFu): Com o cliente já demonstrando interesse no seu produto é hora de produzir conteúdo mais aprofundado, buscando fortalecer o relacionamento com o cliente e gerar mais autoridade para a empresa.

Fundo do Funil (BoFu): Estágio final do processo, é onde o lead já está pronto para realizar a compra. Nesse caso, o material deve mostrar estudos de caso, tirar dúvidas e quebrar objeções, mostrando para o cliente que a sua opção é a melhor para ele.

Como o funil de vendas irá ajudar no calendário editorial? Simples, a partir desta estratégia você saberá qual tipo de conteúdo deve ser oferecido em seu blog. O conteúdo aprofundado pode ser um e-book ou um webinar, mas você saberá qual o melhor conteúdo a ser gerado aplicando o funil.

3. Pesquise as palavras-chave

Para o conteúdo do blog conseguir atingir o leitor, a escolha das palavras-chave é essencial para conquistar tráfego orgânico. Você pode pesquisar no Google Keyword Planner e no SEMrush.

Com as palavras-chave, você deve trabalhar o SEO no conteúdo, melhorando a estrutura do texto para que ele ganhe posições dentro dos resultados de busca.

Mas não basta colocar palavras-chave só por colocar, precisa estar adequado em relação ao conteúdo e ter originalidade. O tamanho do material também é levado em conta pelo Google, assim como um blog mobile-friendly e construção de link building, gerando maior tráfego e autoridade.

4. Trabalhe com as redes sociais

As redes sociais são ferramentas poderosas para a divulgação do seu blog. Sendo o Facebook, Instagram, YouTube e Linkedin, as que mais geram engajamento.

Porém, o público age diferente em cada rede social. No Facebook, as pessoas compartilham o que acham da vida, sendo um palco onde todo mundo diz o que pensa. No Instagram, as pessoas compartilham o seu estilo de vida, sendo uma rede social mais leve e no YouTube as pessoas procuram solucionar suas dúvidas. Já no Linkedin, todos estão voltados para conteúdo profissional.

Relacionado:  Aumente sua Lista de E-mails com Facebook Lead Ads + E-goi (guia completo)

Segundo a revista Forbes, a interação dos usuários com as marcas no Instagram é 58 vezes maior do que no Facebook. Além disso, a rede social tem mais alcance orgânico do que o Facebook. Uma ótima forma de gerar engajamento para um blog.

YouTube é o segundo maior servidor de buscas do mundo e é ligado diretamente ao Google, então trabalhe SEO nos vídeos. Pegue as palavras-chave com maior volume de buscas de acordo com o segmento do seu vídeo.

5. Coloque todas as informações em uma planilha

Agora que você tem todas essas informações em mãos, é hora de montar seu calendário editorial em uma planilha. Para usuários do Google é disponibilizado gratuitamente a ferramenta Google Planilhas, sendo salvo automaticamente na nuvem.

Caso não tenha acesso a esse aplicativo do Google, outras opções seriam o Microsoft Office ou o LibreOffice. Mas se o seu blog for criado no WordPress, é possível montar o calendário editorial utilizando o plugin Editorial Calendar.

plugin wordpress editorial calendar

  • # O calendário editorial deve ter informações, como:
    # Formato de conteúdo que irá ser feito;
    # As palavras-chave utilizadas;
    # Data e horário da publicação dos conteúdos;
    # Frequência de postagem no blog;
    # Categoria do seu blog em que os conteúdos serão classificados.

Com base em todas as informações acima, você já pode montar o calendário editorial completo e potencializar ainda mais os resultados do seu blog.

Se estiver sem ideias pode se inspirar no calendário de marketing e redes sociais para 2017 com centenas de datas e motivos para você comunicar com os seus clientes!

O que pensam deste artigo...
  1. Edmar de Lima says:

    Excelente dicas, muito obrigado

    • Alex Barbosa says:

      Edmar, obrigado pelo elogio. O mais importante é manter a frequência, autenticidades e relevância dos artigos. Boa sorte!

  2. Bianca says:

    Super obrigada, esse calendário irá ajudar e muito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.