Estratégias de Marketing

Otimização de conversão (CRO): saiba como utilizar!

24 março, 2020 (updated) |

Quer melhorar sua taxa de conversão e aumentar seu número de vendas? Então, não deixe de conferir este artigo que trata da otimização de conversão (CRO).

Com um site, uma empresa tem a oportunidade de aumentar o alcance da marca e trazer mais informações sobre os produtos e serviços que são prestados por ela. A fim de crescer o número de vendas e aperfeiçoar o ambiente digital, a otimização de conversão (CRO) tornou-se uma das tarefas presentes nas rotinas dos que querem conquistar clientes com facilidade.

Não importa se seu empreendimento é de pequeno ou grande porte, ter um negócio online é a principal iniciativa daqueles que desejam oferecer um diferencial competitivo e manter a relevância da imagem dele no mercado do qual faz parte. Logo, é interessante ficar por dentro de algumas métricas que os ajudarão a obter resultados de maneira eficiente.

No decorrer deste artigo, você poderá aprimorar seus conhecimentos em relação ao Conversion Rate Optimization (CRO), saber da importância da taxa de conversão e outros fatos ligados a esse tema. Portanto, continue conosco até o final e tenha um ótimo momento de aprendizagem!

O que é a taxa de conversão

Antes de falar sobre a otimização de conversão, é necessário entender o que significa essa taxa que leva o mesmo nome e é imprescindível àqueles negócios online que desejam melhorar o faturamento mensal. Vamos começar com a explicação do significado da ação de converter dentro do contexto trazido pelas técnicas do inbound marketing.

Além de ser um fator contribuinte na desenvoltura da jornada de compras de um cliente, ela é uma maneira de sua empresa saber o quanto os serviços dela despertaram interesse em certos visitantes de um site corporativo. As ações que definem esse comportamento vão desde os preenchimentos de landing pages até a primeira compra feita no seu e-commerce.

Apesar de o número de usuários de que visitam esses sites ser uma informação muito prestigiada pelos donos de tais empreendimentos, este é um dado que precisa ser trabalhado a fim de gerar um lucro. Se você recebe 2.000 visitas por dia e percebe que só 2 pessoas passaram a ser considerados clientes, fica óbvio que algo esteja dificultando o objetivo de produzir conversões, concorda?

Logo, aprender o cálculo de tal métrica é uma atitude que ajuda a criar estratégias que levam ao aperfeiçoamento da experiência do usuário no seu espaço virtual e na convicção de ele não ter dúvidas quanto a optar pela sua loja virtual. É possível calculá-la seguindo a seguintefórmula:

  • Quantidade de vendas / Número total de visitantes do seu site

Ela poderá ser calculada em todas as etapas que correspondem ao funil de vendas, que é uma técnica usada para entender com mais facilidade as necessidades dos clientes, a fim de oferecer soluções práticas em relação a algum problema que eles estejam passando e não tinham conhecido disso até então. É uma ótima maneira de aumentar a relevância da sua marca.

A importância de acompanhar a taxa de conversão

Além de aumentar o engajamento nas redes sociais e melhorar o posicionamento da marca no segmento do qual faz parte, um dos principais objetivos de uma empresa é conquistar mais clientes. Com o grande crescimento dos comércios eletrônicos, muitos empreendimentos entenderam o quanto isso é lucrativo e define o futuro de um estabelecimento.

Afinal, devido aos inúmeros avanços tecnológicos, o consumidor adquiriu o hábito de sempre contar com os recursos digitais na busca por informações e na escolha de lojas virtuais que dispõem exatamente do que ele deseja. Logo, estar presente nesse meio é praticamente uma obrigação, caso o empreendimento ainda queira manter-se ativo.

Na intenção de se diferenciar da concorrência e construir um ambiente atrativo aos olhos dos consumidores, a análise da taxa de conversão é uma tarefa que melhora as perspectivas do seu time, a fim de aperfeiçoar o modo que uma oferta, promoção ou outras ações que ajudam a converter são apresentadas dentro do seu site.

O conceito de CRO e o objetivo dessa técnica

Traduzido do inglês, essa sigla significa otimização de conversão, e o principal objetivo dessa técnica é melhorar a percussão de determinado site. É claro que um bom tráfego ajuda muito no seu crescimento, mas a intenção é a de criar ações que passem confiança ao usuário e que não o deixe em dúvida quanto à seriedade do seu negócio online.

Entre as vantagens trazidas por ele, estão o aumento do ticket médio, a economia de orçamentos destinados a um melhor alcance da sua imagem e a importância de oferecer algo de qualidade às pessoas – tanto no que diz respeito aos produtos, como também na identidade visual que ele dispõe. É uma métrica bastante benéfica que contribui em mudanças que possibilitam sua evolução empresarial.

No intuito de fazer com que uma estratégia de CRO seja eficiente, o profissional deve colher e analisar dados relacionados à usabilidade, saber interpretar essas informações de uma maneira estratégica, realizar experimentos de formatos até achar a solução ideal e implantar um mecanismo que ajude na melhoria contínua desse procedimento.

As dicas que ajudam na otimização de conversão

Uma das primeiras tarefas a serem adotadas na otimização de conversão é a realização de testes A/B, que ajudam na escolha de um template ideal e do melhor formato a ser usado em determinada página que permite as conversões. Além disso, é necessário apostar em call-to-actions mais persuasivos em conteúdos que despertem o interesse da persona.

É interessante realizar experimentações e testar as mudanças, a fim de construir uma estratégia eficiente. Muitos empreendimentos costumam implantar as mesmas estratégias usadas pela concorrência, e esse tipo de atitude não contribui no sucesso da sua marca. É importante estudar seu público-alvo e comprovar qual a forma ideal de torná-lo fiel ao seu negócio.

Outra dica é sempre investir no aperfeiçoamento da experiência que os usuários terão em seu site. Design responsivo, páginas leves e fáceis de carregar e demais fatores do UX são algumas das razões que levam uma pessoa a optar por sua loja na tomada de decisão. Portanto, não deixe de considerá-los e fique atento às tendências de mercado, para, assim, gerar atração constantemente.

Durante a leitura deste artigo, você percebeu o quanto é importante implantar estratégias que ajudam na otimização de conversão e tornam seu negócio online mais atrativo. Portanto, pesquise, teste, analise e sempre considere o CRO na sua rotina de trabalho.

A E-goi é uma empresa que dispõe de um software que ajuda na otimização de resultados e na automação de tarefas de marketing digital. Entre em contato conosco, por meio do nosso site, e conheça mais dos nossos serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.