Blog para iniciantes: 7 aspectos que você deve observar para começar o seu

Você é expert em algum tema e gostaria de ter um lugar para expor suas ideias, mas não sabe por onde começar? Então confira nossas sete dicas sobre blog para iniciantes e boa sorte!

Blog para iniciantes: 7 aspectos que você deve observar para começar o seu - E-goi

De acordo com estudo divulgado pela comScore, o Brasil ocupa o segundo lugar em alcance de blogs no mundo, ficando atrás apenas do Japão. Ao contrário das redes sociais, que tendem a surgir, atingir um ápice e decair — a exemplo do que aconteceu com o Orkut que, depois de ser uma febre mundial, deixou de existir — os blogs vieram para ficar.

Os blogs seguem em alta e estão cada vez mais profissionais e com maior capacidade de gerar renda para quem produz conteúdo. Eles são uma tendência em praticamente todas as áreas: fitness, moda, tecnologia, política, saúde, música, celebridades, gastronomia, etc.

Você é expert em algum tema e gostaria de ter um lugar para expor suas ideias, mas não sabe por onde começar? Então confira nossas sete dicas sobre blog para iniciantes e boa sorte!

1. Delimitar tema e público-alvo do blog

Planejamento é útil em praticamente todos os setores da vida, e não poderia estar de fora das nossas dicas sobre a criação de um blog para iniciantes. Antes de colocar a mão na massa — ou melhor, no teclado — é importante definir qual será o tema principal do seu blog.

Recomenda-se que o blogueiro tenha relação e, se possível, conhecimento aprofundado sobre o assunto que pretende abordar. Isso é essencial para que o conteúdo seja bem produzido e se torne relevante para os leitores.

Por falar em leitor, após definir o tema é importante pensar no público-alvo do blog. Quem terá interesse pelo conteúdo produzido? Pessoas jovens ou mais velhas; homens ou mulheres; com formação universitária ou não? Dessa forma, será mais fácil compreender suas necessidades, pensar em como falar com esse público e qual linguagem utilizar.

2. Criar um nome atrativo e comprar um domínio

Agora que o tema e o público-alvo do blog já foram definidos, é preciso criar um nome para o blog. Essa parte é bem importante, pois esse nome se torna a marca do blogueiro, e é por meio dela que ele será conhecido.

Seja criativo, mas pense no seu público-alvo na hora de definir o nome. Se seus leitores em potencial forem mais sérios, usar uma expressão muito descontraída pode não ser o ideal. Faça uma busca na internet para verificar se o nome que você pensou já está sendo utilizado. Ninguém quer ser acusado de plágio, não é mesmo?

Após definir o nome, é importante comprar um domínio personalizado. No site registro.br você pode verificar se ele está disponível. Esse serviço costuma ser acessível: o domínio www.blogparainiciantes.com.br, por exemplo, custaria R$ 40,00 por ano.

3. Criar um blog gratuitamente

Agora que você já definiu a área de atuação, o público-alvo, o nome e o domínio para o seu blog, o próximo passo é criar o site propriamente dito. Existem no mercado diversas plataformas que permitem fazer isso de forma gratuita. Elencamos abaixo as duas principais, confira!

Blogger

O Blogger é um serviço de criação de blogs gratuito, intuitivo e muito fácil de ser utilizado. Se você já tiver uma conta no Google, o processo torna-se ainda mais rápido. Há várias opções de personalização para que você deixe seu blog com a sua cara. Siga esse tutorial e pronto: em poucos minutos seu blog está no ar!

WordPress

O WordPress é uma das plataformas mais utilizadas no mundo para criação de blogs e sites, sobretudo por profissionais. Há opções pagas e gratuitas e as possibilidades de personalização são praticamente infinitas, inclusive por meio de plugins.

Para começar no WordPress, é preciso fornecer o nome do blog, o assunto que será abordado nele e seu objetivo principal. Há opções de personalização para iniciantes ou especialistas. Seguir os passos é fácil e a própria ferramenta oferece tutoriais.

4. Criar um cronograma de publicação

Aqui entra novamente a importância do planejamento de um blog para iniciantes, dessa vez com relação ao conteúdo. É importante definir a periodicidade das publicações e os temas a serem abordados. Experimente, também, utilizar um calendário com datas relevantes ao seu tema.

Isso ajuda tanto o blogueiro, que pode se organizar melhor, sabendo exatamente quanto tempo terá para cada tarefa, quanto o leitor, que também sabe quando retornar ao blog em busca de novos conteúdos. Ou seja, essa prática traz benefício para as duas partes.

5. Escrever títulos atraentes

Um bom título faz toda a diferença, sobretudo em blog para iniciantes. Basicamente, é ele que vai definir se as pessoas vão ler ou não o seu artigo. Mas atenção: não vale criar um título “caça-clique”, que promete mas não entrega o conteúdo. Se na primeira visita leitores ingênuos podem cair no truque, isso dificilmente se repete depois.

Os títulos precisam ser atrativos, porém fiéis ao conteúdo do post. Fazer perguntas, usar números e despertar a curiosidade das pessoas estão entre as principais dicas para bons títulos. O ideal é que a palavra-chave esteja presente. Há ferramentas que auxiliam nessa tarefa, não deixe de utilizá-las.

6. Chamar a atenção

Com certeza você já leu artigos que terminam com “Marque um amigo que também é fã de cinema!”, “Comente com a sua opinião!” ou “Não deixe de assinar a nossa newsletter”. Essas três frases são exemplos de CTAs — sigla em inglês para Call to Action, que significa chamar a atenção.

Está comprovado que os CTAs são ótimos chamarizes e aumentam a interação dos posts, seja em blogs ou em redes sociais. Portanto, não deixe de colocar uma chamada ao fim dos seus artigos. Priorize CTAs que levem as pessoas a interagir ou a desenvolver alguma ação com relação ao seu conteúdo: seguir nas redes sociais, assinar a newsletter, deixar um comentário, etc.

7. Desenvolver estratégias de divulgação

Com o blog no ar, é hora de criar estratégias para divulgar o conteúdo produzido. As redes sociais são úteis para disseminar os artigos e também propiciam interação com os leitores. Saber o que o seu público quer e conversar com ele é essencial para aumentar o tráfego para o seu blog.

Outra opção que fideliza leitores é a newsletter. Se as pessoas gostarem do seu conteúdo, com certeza vão querer voltar ao blog ou receber em sua caixa de entrada os seus outros artigos.

E aí, gostou das nossas dicas de blog para iniciantes? Ficou alguma dúvida? Então deixe seu comentário e compartilhe suas opiniões com a gente!

O que pensam deste artigo...
  1. Bruno Santo says:

    Ótimo. Parabéns!

    • Hugo Pascoal says:

      Obrigado, Bruno! 🙂

  2. Ro says:

    Excelente! Estou começando a usar a plataforma. Estudando os vídeos e gostando bastante do E-goi! Vou implementar em breve no meu projeto 🙂

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