Email Marketing

Automação de e-mail marketing: como escolher a melhor ferramenta?

13 agosto, 2018 |

O e-mail marketing é essencial em qualquer campanha de marketing digital. Ao investir nesse tipo de estratégia, qualquer empresa pode se relacionar com a sua audiência de forma simples e personalizada.

Antes visto como propaganda, nos dias de hoje a ferramenta se destaca por contar com características valiosas e únicas. Nesse sentido, uma dessas particularidades é o alcance: praticamente qualquer pessoa incorporou o e-mail às suas vidas.

Com isso, o e-mail marketing passou a ser uma forma de contato bastante direta e profunda. Nas redes sociais, por exemplo, fala-se para todos e a todo momento, e as conversas inevitavelmente se perdem em meio a tantas informações.

Já nos e-mails os olhares têm mais cuidado e, em geral, são diários, ainda mais com a explosão do mobile. Por mais que tenhamos que lidar com alguns spams indesejados, há uma grande propensão de acompanhar as mensagens e tudo que é importante é aberto e lido.

Para que as empresas explorem os benefícios da ferramenta de forma efetiva, é importante contar com a automação de e-mail marketing, que assegura que toda base de contatos receba os e-mails de acordo com o momento de compra de cada perfil.

Neste texto, vamos explicar o que faz uma ferramenta de automação de e-mail marketing, por que você deve investir nela e dar dicas de como fazer a melhor escolha. Confira!

O que faz uma ferramenta de automação de e-mail marketing?

Se a sua empresa está dando os primeiros passos no marketing digital, é possível que você tenha encontrado dificuldades para gerenciar uma extensa lista de contatos ou enviar e-mails em grande escala. Uma ferramenta de automação de e-mail marketing existe justamente para acabar com esse problema. Abaixo, destacamos algumas das ações que você pode fazer por meio desse sistema:

  • segmentar os contatos: para ter controle da audiência que receberá seus e-mails;
  • criar layouts eficientes: para ajudar na criação de templates replicáveis;
  • automatizar as campanhas: para ganhar produtividade e eficiência no disparo de mensagens;
  • acompanhar o desempenho dos envios: para identificar quantas aberturas e cliques suas campanhas tiveram, entre outras questões.

Como escolher a melhor ferramenta?

Para escolher a melhor ferramenta de automação de e-mail marketing, é imprescindível que você fique atento a todas as funcionalidades oferecidas pelo software. A seguir, destacamos algumas das particularidades que você precisa ficar de olho.

Segmentação dos envios de e-mails

Geralmente, as campanhas segmentadas contam com taxas de abertura e taxa de cliques maiores. Por conta disso, vale a pena investir um tempo para segmentar seu público de forma correta. Adaptar o conteúdo das mensagens para cada segmento é uma ótima estratégia para engajar sua audiência.

Alguns serviços de e-mail marketing têm ferramentas que permitem que você rastreie comportamentos e perfis de consumidores. Com esses dados em mãos, é possível criar segmentos inteligentes, com base em motivações e interesses muito específicos.

Gerenciamento da lista de contatos

Uma base de contatos é essencial para qualquer empresa realizar uma campanha de e-mail marketing eficiente. De alguma forma, todos os contatos se sentem interessados pela sua marca, desde que você respeite a regra de ouro do e-mail marketing, que é nunca comprar uma lista.

A partir do momento que você vai capturando seus leads, a ferramenta ajuda a criar filtros para agrupar os contatos que têm características em comum. Com isso, as chances de você ter campanhas positivas aumentam e, consequentemente, as conversões também, uma vez que a sua marca enviará ofertas com foco em necessidades verdadeiras.

Otimização dos resultados das campanhas

Como acontece em qualquer estratégia de e-mail marketing, a otimização do seu processo é essencial. Pequenas alterações em questões como o assunto e tempo de envio podem ter um impacto significativo para aumentar as taxas de conversão, de abertura e de cliques. Para isso, é preciso acompanhar as métricas que a ferramenta de automação de e-mail marketing oferece.

Nesse contexto, é possível testar o desempenho de e-mails para saber quais mensagens que realmente trazem os resultados que você espera para o seu negócio. Certifique-se de tentar apenas uma coisa de cada vez e tenha o cuidado de fazer isso por algumas semanas, de forma a assegurar que as alterações não sejam atribuídas a outras questões. Nesses casos, os testes A/B podem ser ótimas opções.

Integração com outros serviços

Pelo fato de o e-mail marketing ser essencial na estratégia de marketing digital, é muito importante que a ferramenta esteja integrada com outras que também são essenciais para conquistar seus resultados, como CRM, landing pages e Google Analytics.

Entre outros fatores, essas integrações evitam perdas de informações e segmentações ruins (como é um caso de enviar campanhas de um produto já adquirido pelo cliente) e conquistam mais inteligência em relação aos contatos (como saber quais materiais as pessoas baixaram e quais campanhas de automação elas participaram e se engajaram).

Qual a importância de escolher ferramentas com boa reputação no mercado?

Agora que você viu algumas das principais funcionalidades de uma ferramenta de automação de e-mail marketing, é primordial conhecer a reputação do software que você escolherá para sua empresa. Tenha total atenção às empresas que já utilizam o sistema, procure casos de sucesso e, se possível, converse com pessoas que utilizam a ferramenta.

Isso é muito importante, pois você saberá se a empresa conta com bom suporte, se a ferramenta é fácil de usar e se a entrega e o relatório das campanhas são eficientes. Além de avaliar a reputação da empresa, cheque também a reputação do IP de disparo de e-mail. Você pode fazer isso conversando com alguém do time de vendas da empresa ou por meio de algum canal de atendimento.

Como vimos no decorrer do texto, investir em uma ferramenta de automação de e-mail marketing é uma forma de estabelecer relações muito diretas e próximas com a sua base de contatos.

Seja por meio de promoções, newsletters ou divulgação de eventos, a comunicação por e-mail é totalmente flexível e, se feita de forma correta, gera ótimos resultados. Uma vez que é muito fácil acompanhar as métricas, você consegue saber se a sua estratégia está gerando bons resultados ou se você precisa repensar suas estratégias.

Nos dias atuais, com o avanço da tecnologia e a facilidade de uso das ferramentas de automação, é muito provável que o seu concorrente esteja praticando esse tipo de ação. Portanto, não faz nenhum sentido não investir na automação de e-mail marketing. Isso, com certeza, será vital para você conquistar seus objetivos e bater suas metas.

Se você acha que é o momento de investir em uma ferramenta de automação de e-mail marketing, entre em contato com a gente. Estamos preparados para atendê-lo e oferecer a melhor solução para a sua necessidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.