Automação de Marketing? Vantagens e Coisas a Evitar

¿Automatización del Marketing? Ventajas y Aspectos que Deben Evitarse - E-goi

O que é automação de marketing?

A automação de marketing é um dos conceitos mais polarizadores no domínio do marketing digital. Para alguns, é visto como um deus do marketing. Para outros, é visto como um robô sem vida, do qual os clientes vão fugir.

A verdade, como sempre, está no meio de tudo isto: quando usada corretamente, a automação de marketing converte leads em clientes e afeta a interação entre estes a sua empresa. Na verdade, até a melhora.

As tarefas ficam mais fáceis de completar, aumenta a eficácia e velocidade de seu trabalho e automatiza processos que são normalmente vistos como aborrecidos, ou repetitivos. Também o deixa contatar a sua base no momento e tom mais eficazes, ou como consequência de uma certa ação.

O que deve evitar em sua estratégia de automação de marketing?

Está a ver os marketers que olham para ferramentas automáticas como uma via de comunicação um tanto ou quanto robótica? Por vezes, eles estão certos. Na verdade, estas ferramentas tanto podem usadas para melhor a interação com os seus clientes, como para os spamar agressivamente. E você quer evitar seguir esta última via.

Apesar de sua natureza automática, a automação de marketing continua a necessitar de planejamento, acompanhamento e análise constante, para funcionar devidamente. Não é uma questão de dizer a um computador o que fazer e depois esperar que as leads convertam sozinhas.

A automação de marketing serve para evitar tarefas repetitivas, melhorar a comunicação cliente-a-cliente e aumentar a eficácia de sua estratégia. Não serve, portanto, para ter mais uma folga.

Automação de Marketing Vantagens

Vantagens da automação de marketing

Para começar, é uma solução tudo-em-um. Softwares de automação de marketing providenciam um único local a partir do qual gere todos os seus canais de comunicação (e-mail, redes sociais, SMS, o que quer que seja). Um anel para todos governar (sim, agora fazemos referências geek)!

Para além da variedade de canais, a automação de marketing permite uma maior variedade de comunicação. Mensagens altamente personalizadas, cliente-a-cliente, são enviadas de forma a criar uma experiência única, quer o seu enfoque seja B2B ou B2C.

A personalização vende. Numa era em que a customização é cada vez mais importante, a automação encoraja o consumidor a comprar um produto que pensa ser feito à sua medida. Comunicar num tom pessoal manda sempre a mensagem de “você é importante para nós”, e essa raramente falha.

E o que dizer acerca da possibilidade de melhorar a interação entre suas equipes de vendas e de marketing? A automação anda a par com a integração, harmonia. É uma via clara, onde o funil de vendas é composto por uma só grande peça, em vez de ser o resultado de duas porções mais pequenas, normalmente em fricção.

  1. Waldemi Sah says:

    Pedro Barbosa,

    O que é automação de marketing? Vantagens e coisas a evitar – Esse post chamou minha atenção pelo objetivo da proposta sobre como se deve fazer e utilizar a ferramenta Email Marketing. Assim, tomei a liberdade para repercutir a informação no Blog WS Mercado Digital.

    Forte abarço;

    Waldemir Sah

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