Como aumentar o engajamento nas redes sociais? 7 dicas infalíveis!

Num cenário repleto de conteúdos, como é possível se destacar? Como não ser apenas mais um no meio da multidão? Neste post, separamos algumas dicas e ações que podem aumentar o engajamento das suas redes sociais. Confira!

Como aumentar o engajamento nas redes sociais? 7 dicas infalíveis! - E-goi

O número de pessoas cadastradas nas redes sociais aumenta gradativamente a cada ano. Em 2017, esses canais registravam 2,46 bilhões de usuários no mundo. Depois do buscador Google, o YouTube e o Facebook são os sites mais acessados, de acordo com levantamento feito pela Amazon.

Nesse contexto, a presença digital tornou-se um eficiente mecanismo de comunicação. Mais do que simplesmente ter um site e uma página no Facebook, as empresas desejam que seu conteúdo seja consumido pelo maior número de pessoas possível, a fim de atraí-los para seus produtos e ofertas.

Entretanto, em um cenário repleto de conteúdos, como é possível se destacar? Como não ser apenas mais um no meio da multidão? Neste post, separamos algumas dicas e ações que podem aumentar o engajamento das suas redes sociais. Confira!

1. Produza conteúdo relevante

Nada substitui um conteúdo que seja capaz de atender às expectativas e interesses do seu público. Muitas “fórmulas mágicas” prometem aumentar a interação nas redes sociais, mas de nada adianta se o conteúdo não agradar os seus seguidores.

Sendo assim, é fundamental entender quem é a sua persona, ou seja, a quem você quer atingir. Idade, gênero, localização, gostos e interesses são informações essenciais para compreender que tipo de conteúdo e de linguagem a utilizar.

No entanto, é preciso manter uma linha editorial alinhada aos objetivos do negócio. O engajamento é importante, pois os números de curtidas e compartilhamentos são métricas que podem apontar a quantidade de pessoas que você poderá atingir, mas o principal objetivo da marca é outro: a conversão (seja em vendas, visitas ou conhecimento da marca).

O ideal é que o seu público on-line seja também o seu consumidor. Por isso, o seu conteúdo não pode, apenas buscar curtidas e destoar dos conceitos básicos do negócio.

2. Diversifique os formatos

Textos, vídeos, fotos, enquetes, álbuns, links, stories… São muitos os formatos disponíveis nas redes sociais. Diversificar a maneira como o seu conteúdo é apresentado ao público, é essencial para aumentar a visibilidade.

Deve-se analisar qual o melhor formato para cada assunto a ser abordado. Temas leves devem ser tratados de maneira descontraída, com muitos emojis e gifs. Temas mais sérios e profundos exigem maior formalidade.

Os vídeos são os preferidos da redes sociais atualmente, e quanto mais curtos melhor. No entanto, nem sempre é possível produzi-los frequentemente e com facilidade, e o uso de outros formatos pode atender perfeitamente às necessidades.

3. Converse com o seu público para aumentar engajamento nas redes sociais

O grande diferencial das redes sociais em relação aos meios de comunicação tradicional, como jornal impresso e TV, por exemplo, é a possibilidade de interagir com o público. Encarar as redes sociais apenas como mais um local para propagação de ideias e divulgação de produtos e serviços é um erro.

Faça enquetes para descobrir quais assuntos os seus seguidores querem ler, qual é o formado que mais gostam e o que acham das suas publicações. Interaja no campo de comentários e responda as perguntas. Ao se sentirem parte dos seus canais digitais, com certeza vão participar mais, aumentando, assim, o engajamento.

É importante destacar que não se deve pedir a opinião das pessoas e depois desconsiderá-las. Ao fazer qualquer ação interativa, é importante agir conforme a maioria pediu. Só assim a interação será, de fato, efetiva.

4. Fique atento ao timing

Estar atento ao que se passa no mundo é essencial para aumentar engajamento nas redes sociais. Viu uma oportunidade de se posicionar a respeito de algum assunto que surgiu e virou tendência ou de embarcar em um meme que está bombando? Então não deixe para depois! Nesses casos, o timing é essencial.

Mas, atenção! Tão importante quanto não perder o timing é avaliar se determinado posicionamento é válido para a sua marca. Vale lembrar que a máxima “futebol, política e religião não se discute” serve para as redes sociais também. Recomenda-se evitar polêmicas desnecessárias.

5. Chame a atenção

Com certeza você já viu posts que terminam em “Marque um amigo que também é fã de cinema!” ou “Comente se concorda, curta se discorda”. Essas duas frases são exemplos de CTAs (sigla em inglês para Call to Action), que significa chamar a atenção.

Relacionado:  5 dicas de como produzir vídeos com baixo orçamento

Está comprovado que os CTAs são ótimos chamarizes e aumentam a comunicação dos posts, além de influenciar outras pessoas a visualizar o conteúdo. Portanto, para aumentar a interação nas redes sociais, priorize chamadas que levem as pessoas a interagir e a desenvolver alguma ação, taos como: seguir em outra rede social, assinar a newsletter, marcar um amigo, deixar sua opinião no post etc.

Não deixe de comparar os resultados de posts com e sem CTA. Você verá a diferença!

6. Reaproveite conteúdo antigo

Sabe aquele post que bombou e teve um ótimo alcance um tempo atrás? Que tal abordar o mesmo assunto, que gerou tanto interesse nas pessoas, de uma outra maneira?

Não tenha receio de reciclar conteúdos. Novas pessoas chegam o tempo todo, e mesmo as que já acompanhavam as suas redes podem não ter visto a publicação na primeira vez em que foi divulgado.

Então fica aqui a sugestão: atualize as informações, caso seja necessário, dê outra roupagem ao conteúdo e publique novamente! Sem dúvida isso fará com que a sua rede social cresça.

7. Mantenha uma periodicidade

Se o seu público gosta do seu conteúdo, com certeza voltará aos seus canais digitais para conferir as novidades. Entretanto, se ele volta à sua página no Facebook, por exemplo, e o último post disponível é da semana passada, que ele já viu, com certeza as chances de ele retornar serão reduzidas.

Por isso, é importante manter uma regularidade na publicação de conteúdos e deixar os leitores cientes disso. Estabeleça metas como: toda sexta-feira tem vídeo novo no canal do Youtube, às segundas terá promoção, entre outras. Assim, seu público saberá quando encontrar novos conteúdos e não se frustrará e isso vai aumentar engajamento nas redes sociais.

E aí, gostou das nossas dicas e quer receber mais conteúdos como este? Então assine a nossa newsletter e receba em primeira mão, diretamente na sua caixa de entrada, os nossos artigos!

  1. Jesiel Bautista Campoy says:

    Muito bom conteúdo, direto ao assunto de uma forma clara, parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.