Descubra como aumentar a autoridade de um domínio

Trabalhar com marketing digital exige muito conhecimento dos profissionais, que na maioria das vezes necessitam ser multitarefas. Entre os conhecimentos que se fazem necessários está a autoridade de domínio.

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Isso se justifica porque é necessário posicionar muito bem os sites em buscadores como o Google. Assim, quando as pessoas fizerem buscas sobre assuntos relacionados à área da empresa, a página estará mais bem posicionada do que a de concorrentes.

Mas, afinal, o que é autoridade de domínio? Como ela impacta nos resultados de uma página e quais são as maneiras de realizar essa prática no dia a dia? Acompanhe nos tópicos a seguir!

O que é autoridade de domínio?

A autoridade de domínio, termo que também é conhecido pela sigla em inglês DA, que significa “Domain Authority”, é uma métrica do marketing digital que demonstra a quantidade de visitas de um site, links que ele tem etc. Esse indicador tenta simular o algoritmo do Google, tendo um número que varia entre 0 e 100.

A empresa americana MOZ desenvolveu uma ferramenta gratuita, que permite que qualquer pessoa consulte a autoridade de domínio de uma página na internet. Assim, é possível verificar que autoridade um site tem e planejar estratégias para que a DA melhore.

A ferramenta MOZ, de maneira geral, leva em consideração uma série de fatores para considerar a autoridade de domínio. Os principais deles são os relacionados a seguir:

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  • idade do domínio: conforme o tempo passa e o site se torna mais antigo, ele ganha em autoridade para o Google;
  • reputação do site: reúne uma série de fatores, como a quantidade de acessos, taxa de abandono etc.;
  • links que apontam para o site: outros sites que apontam para o seu domínio;
  • links internos: links de subdomínios que lincam para o domínio principal;
  • diversidade de links: os links indicados pela página devem ser variados;
  • análise distributiva: demonstra como o conteúdo é distribuído no site.

Como o domínio impacta nos resultados de uma página?

Quando um site tem uma autoridade de domínio alta, significa que os conteúdos nele publicados são bons e que ele está apto para ficar bem posicionado no Google quando os usuários do buscador fizerem pesquisas com palavras-chave relacionadas.

De maneira geral, podemos dizer que um site que tem uma autoridade de domínio mais alta que a de seus concorrentes terá vantagem no ranking de resultados no Google.

Quais são as maneiras práticas de aumentar a autoridade do site?

Como você pode perceber, a autoridade de domínio é importante para os sites. Por isso, desenvolvemos uma lista com dicas práticas para que você saiba como aumentar a DA das suas páginas.

Seguindo-as à risca, as chances de os seus sites ficarem mais bem posicionados são muito maiores. Veja na sequência!

Dê atenção ao SEO

As técnicas de SEO precisam ser muito bem desenvolvidas em um site, assim, o Google valorizará mais a sua página e a autoridade será aumentada. Nesse sentido, são diversas as ações que podem ser executadas.

Entre as estratégias de SEO que podem ser realizadas está o desenvolvimento de URLs amigáveis, garantir uma boa semântica no HTML, utilizar alt nas imagens, ter um texto com palavras-chave otimizadas, entre outras.

Pratique o marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é imprescindível para que um site tenha uma boa autoridade. Por isso, recomenda-se que haja uma página com um blog nos sites das empresas. Assim, podem ser desenvolvidos conteúdos que sejam de interesse do público.

Um e-commerce que vende artigos esportivos, por exemplo, terá mais relevância para o Google se tiver um blog com dicas e informações relevantes para atletas, público-alvo dessa empresa. Assim, aumenta-se também a autoridade de domínio.

Faça lincagens internas e externas

Nos conteúdos desenvolvidos no site, também é importante que sejam feitas lincagens internas e externas. Os links internos fazem com que a autoridade do domínio aumente, pois funciona como se uma página estivesse “indicando” a outra, ou seja, certificando de que uma página tem relevância.

A mesma premissa está relacionada às lincagens externas, em que o seu site indica outros sites. Também é interessante fazer parcerias com empresas parceiras para que o site delas indique o seu.

Se pegarmos novamente o exemplo da loja de artigos esportivos, é possível fazer uma parceria com um blogueiro importante dessa área, para que ele referencie o seu domínio em algum de seus conteúdos.

Tenha cuidado com a manutenção de backlinks

É preciso ter um cuidado especial com os backlinks e a prática do link building para que o seu domínio tenha uma boa autoridade. Logo que se iniciaram os trabalhos voltados aos SEO era comum que os estrategistas se cadastrassem em diretórios e comentassem outras páginas, deixando links de seu sites. Hoje, essa prática é considerada spam e é necessário buscar meios naturais de conseguir ser referenciado por outros sites.

Existem diversas formas de se fazer link building e a mais indicada é por meio de parcerias com sites que tenham relevância no seu segmento. Desse modo, nos links são inseridos de forma natural e não como se você estivesse tentando “enganar” os motores de busca.

Porém, apenas conquistar links para o seu site não é suficiente, é necessário prezar pela sua manutenção. Isso quer dizer que se um link que seu site direcionou foi modificado ou retirado do ar por qualquer motivo, e você indicar uma página que não existe, perderá autoridade de domínio.

É preciso, portanto, identificar os links quebrados ou que já não existem e removê-los da sua página. Outra ideia interessante é praticar o redirecionamento 301, um trabalho no qual o Google é “informado” que uma página mudou de endereço de forma definitiva.

Se você seguir todas as nossas dicas, conseguirá aumentar a autoridade de domínio do seu site. Assim, conquistará melhores posicionamentos em pesquisas no Google e outros buscadores.

Agora que você já sabe como ter mais autoridade de domínio, por que não assina a nossa newsletter? Assim poderemos enviar para você interessantes conteúdos de marketing digital. As suas estratégias serão sempre mais relevantes, por conta de nossas dicas. Não deixe de conferir!

O que pensam deste artigo...
  1. Ana carolina soares says:

    Eu estava procurando essa dica! Muito útil para que eu possa utilizar!

    • Daniel Bento says:

      Obrigado Ana, esperemos que estas informações a ajudem a fazer crescer sua página.

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