Áudio Marketing: a evolução do conteúdo

Sem dúvida, o áudio é o tipo de mídia que mais pode se adequar à rotina: nem mesmo com a existência de outros formatos de distribuição de conteúdo ele perdeu sua importância.

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O marketing, por sua vez, sempre procura criar estratégias para veicular materiais para diferentes meios.

Nesse contexto, o áudio marketing é mais uma ferramenta para trabalhar o engajamento das empresas e melhorar a presença online. Por meio dele, é possível alinhar tecnologia e inovação, entregando aos usuários conteúdos de fácil acesso e que podem ser ouvidos em diversas situações.

Apesar de alguns profissionais considerarem outras mídias mais importantes e subestimarem o valor do áudio atualmente, ainda existem motivos que farão você pensar melhor quanto à adoção de estratégias para esse meio. Confira alguns a seguir!

Facilidade

O áudio já faz parte de nossas vidas desde o tempo em que pedíamos músicas nas rádios ou ouvíamos notícias por meio dele. Com os avanços tecnológicos, hoje podemos ouvir qualquer canção do nosso gosto por meio dos serviços de streaming — e várias estações de rádio estão presentes na web.

Do mesmo modo, temos a chance de ouvir podcasts, audiobooks e outros tipos de formatos de áudio. A inovação trouxe uma maneira mais prática de consumir esse formato e enriquecer a facilidade que ele sempre traz.

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O áudio marketing entende que o usuário consome materiais em diversos formatos. Mas uma das vantagens é que podemos acessá-los de modo online ou off-line, tendo a possibilidade de fazermos o download do seu conteúdo.

Inclusive, em diversos tipos de dispositivos, basta ter um leitor. Assim, você pode ouvir no aparelho de som do seu carro, em seu smartphone ou em qualquer outro dispositivo móvel.

Adaptação

Uma das razões para investir em áudio marketing é a certeza de que o usuário pode ouvir o conteúdo em momentos bastante oportunos da sua rotina: enquanto dirige ou pega uma condução de volta para casa, faz uma faxina ou, até mesmo, nos momentos em que alguém o deixa esperando em um compromisso.

Hoje em dia, as pessoas buscam por coisas que as façam agir de modo construtivo. Elas querem ter a certeza de que seus esforços não são feitos em vão e estão à procura de meios que possam contribuir para uma ascensão profissional. Essa é uma grande oportunidade de engajamento com o áudio marketing.

Captação de clientes

Até agora, vimos que o áudio marketing é uma ferramenta de fácil consumação, certo? Então, chegou o momento de você descobrir como é possível atrair as pessoas para torná-las possíveis consumidoras ou transformá-las em leads.

Vale destacar a possibilidade de ter um retorno ao disponibilizar o áudio marketing no seu blog. Com isso, você aumenta o tráfego da página e faz com que os usuários passem mais tempo navegando por ela.

Por meio dessa estratégia, é possível ficar mais próximo dos consumidores e fortalecer o relacionamento que está construindo com eles.

Monitoramento de resultados

As métricas são muito importantes para o áudio marketing. É por meio delas que estabelecemos os objetivos que queremos alcançar com o investimento feito nessa estratégia de marketing digital.

Avaliar os resultados do impacto do seu conteúdo faz com que você visualize pontos que podem ser aprimorados futuramente e aqueles que não têm obtido êxito.

Por meio desse monitoramento, o profissional consegue saber quem apertou o play para ouvir o conteúdo, quanto tempo o usuário passou escutando-o e, também, se ele quis compartilhá-lo com sua rede de amigos. Lembre-se de que as pessoas costumam sempre propagar coisas que elas acham úteis para aqueles com quem convivem.

É bom ter cuidado com as métricas de vaidade, pois esses indicadores acabam confundindo a empresa com seus aspectos quantitativos e de nada corroboram para o que interessa qualitativamente. Lembre-se de que, quando trabalhamos com a distribuição de conteúdos, a qualidade deve sempre prevalecer.

Aproveitamento dos conteúdos

Uma das vantagens do áudio marketing é você poder aproveitar conteúdos que disponibilizou em diferentes formatos. É possível transformar um post que preparou para o seu blog em um áudio que seja mais autoexplicativo, por exemplo — ou, então, fazer de um áudio determinado assunto específico que esteja contido em um e-book criado pela empresa.

Além disso, há a possibilidade de usar o áudio marketing na divulgação de outros conteúdos que seu site disponibiliza. Nele, você também pode chamar algum especialista ou profissional de um setor específico da sua equipe para debater sobre determinado assunto que tenha recebido muitos acessos em seu blog ou suas redes sociais.

Isso também serve para ter um monitoramento geral do que já foi postado e tentar focar em assuntos que foram mais vistos. Se um dos seus posts mais acessados for sobre identidade visual, por exemplo, por que não fazer um áudio de marketing focando nisso?

Tal iniciativa talvez seja útil até para esclarecer algumas dúvidas que os consumidores possam ter.

Bônus: por que você não deve subestimar esse formato?

Como você pode ver, o áudio marketing tem suas vantagens e, portanto, não devemos deixá-lo de fora das nossas estratégias de marketing digital. Hoje em dia, o usuário tem um poder de escolha muito grande: podemos dizer que existe uma variedade enorme de consumação de informações no mercado, sendo que cada pessoa escolhe aquela que melhor possa se adequar a ela.

Há indivíduos que não estão presentes em redes sociais e não costumam acessar seus e-mails com frequência. Existem também os que preferem o rádio como forma de se manterem atualizados sobre o que vem acontecendo no mundo.

Não dá para generalizar tudo com um único formato, pois o consumidor está espalhado em diferentes lugares da web.

Por isso, sempre pense no áudio marketing como uma das alternativas para que sua estratégia tenha mais visibilidade.

Procure estudar sua persona constantemente, para distribuir conteúdos que estejam alinhados à sua necessidade, e não subestime certos formatos sem antes fazer testes com cada um deles ou comprovar suas utilidades.

Se você gostou deste artigo, talvez queira saber um pouco mais sobre outros formatos. Que tal descobrir boas maneiras de fazer e postar seus vídeos no YouTube com o nosso guia definitivo? Boa leitura e até a próxima!

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