E-commerce

Conheça as 9 principais ferramentas para e-commerce no WordPress

15 setembro, 2023 (updated) |

Abrir uma loja virtual é uma boa oportunidade de expandir as atividades de sua empresa para um novo mercado. Contudo, é preciso ter muita atenção em sua concepção e escolher as ferramentas para e-commerce da maneira correta.

Se você está pensando em abrir uma loja virtual, você está no lugar certo! Neste post, falaremos um pouco mais sobre as principais ferramentas de e-commerce para WordPress, sua importância para a experiência do cliente e daremos algumas dicas para você montar a sua loja online. Confira!

Qual a importância de ferramentas para lojas virtuais?

A experiência de usuário em um e-commerce é um dos principais fatores que influencia nos resultados de venda, afinal, se ele tiver uma experiência de navegação ruim, dificilmente ele concluirá a compra.

A fim de proporcionar boas experiências e potencializar resultados, é preciso investir nas ferramentas certas e realizar muitos testes. Infelizmente, não existe uma receita de bolo que indique quias são as ferramentas que servirão para o seu e-commerce, mas existem algumas que são essenciais. Veja abaixo.

Quais as ferramentas de e-commerce mais utilizadas?

Em um site com base em WordPress essas ferramentas são chamadas de plugins, que nada mais são do que programas que rodam diretamente na plataforma com o objetivo de adicionar uma funcionalidade.

Para te ajudar na escolha, separamos abaixo alguns dos principais plugins:

WooCommerce

O WooCommerce é uma das ferramentar mais utilizadas no WordPress para a criação de lojas virtuais. Ela permite a venda de produtos físicos e virtuais de maneira simples, além de possuir diversos plugins auxiliares que facilitam ainda mais a experiência dos clientes.

Outra vantagem dessa é a grande compatibilidade que ela possui com diversas soluções de pagamento, entrega e com softwares de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM).

Shopp

O Shopp, assim como o WooCommerce, é uma ferramenta que transforma seu site em WordPress em um e-commerce. Seu grande diferencial é a facilidade de operação que ele possui, contudo, ele é mais limitado em relação às integrações com outros sistemas.

Cart66

Ao optar pelo Cart66 você terá a possibilidade de vender produtos físicos, digitais e até mesmo serviços. Além disso, essa plataforma oferece um sistema de assinatura que permite cobrar para acessar determinadas páginas, conteúdos ou materiais em sua loja.

PagSeguro

Um dos principais gateways de pagamento utilizados no Brasil, o PagSeguro é uma excelente opção para receber suas vendas, ofertando a possibilidade de receber por cartão de crédito ou boleto bancário.

Seus diferenciais são a facilidade de configuração e a gratuidade na instalação. Porém, é cobrada uma taxa de manutenção sobre cada compra realizada.

Cielo

Outro gateway de pagamento bastante utilizado é o da Cielo. Por meio dele é possível receber por boleto, cartão de crédito e débito. Porém, sua configuração exige um pouco de conhecimento técnico para sua integração com outros sistemas.

Assim como o PagSeguro, cobra-se uma taxa em cima das transações realizadas em sua loja virtual.

Correios

Sem dúvida essa é a ferramenta de logística mais importante de uma loja virtual. Por meio dela é possível calcular o frete de seus produtos e adicionar diversas modalidades de envio, como o SEDEX, PAC e SEDEX 10.

Por outro lado, os Correios possuem uma certa limitação em relação ao tamanho e peso que podem ser despachados, impossibilitando seu uso para envio de encomendas maiores.

WooCommerce Shipping Gateway

O WSG da Freenet é um gateway que permite adicionar ao WooCommerce diversos serviços de entrega para sua loja virtual, como a Jamef e a Jadlog, sendo essencial para quem trabalha com produtos fora das especificações dos Correios.

O único inconveniente dessa ferramenta gratuita é que ela está disponível apenas em inglês, o que pode dificultar sua configuração caso você não domine essa língua.

JivoChat

Todo e-commerce que deseja oferecer uma boa experiência o cliente precisa ter um chat online para atendimento e essa é a proposta do JivoChat. Com ele é possível criar um canal de comunicação de maneira simplificada e avaliar as conversas para extrair insights.

Essa ferramenta possui uma versão gratuita com algumas funcionalidades e a versão PRO, com muito mais recursos e a possibilidade de atendimentos simultâneos.

E-goi

O plugin E-goi + WordPress é uma ferramenta que auxilia na geração de leads e possui integração com outros plugins, permitindo que sua loja abra novos canais de interação com seus clientes como formulários, RSS, SMS, web push e newsletters.

Como criar uma loja online?

Agora que você já conhece as principais ferramentas para e-commerce, veja algumas dicas que separamos para você criar a sua loja!

Contrate uma hospedagem

Ao contratar por uma hospedagem, certifique-se de que ela possui estabilidade, velocidade e um suporte técnico em português. Uma boa maneira de pesquisar é acessar sites como o Reclame Aqui ou os comparadores de preço e verificar a reputação das empresas.

Compre um domínio

Além de contratar uma hospedagem, é preciso adquirir um domínio, ou seja, um nome para o seu site. Realiza essa compra é bem simples, você precisa acessar o site do Registro.br, escolher um nome, ver se ele está disponível, reservá-lo e direcioná-lo para a sua hospedagem.

Esse não é um serviço gratuito, o valor é de R$ 40,00 e a renovação é anual.

Instale o WordPress

É claro que não poderíamos deixar de citá-lo aqui. Em algumas hospedagens existe o serviço de instalação automática, mas caso a sua não tenha, será preciso baixar a ferramenta no site WordPress.org e instalá-la manualmente.

Escolha um template

Existem dezenas de opções de templates gratuitos para lojas virtuais em WordPress, contudo, se você busca algo diferenciado e de maior qualidade, investir em um template pago pode ser uma boa opção.

Instale os plugins necessários

Após escolher um template, você precisará instalar todas as ferramentas necessárias para que a sua loja virtual funcione de maneira correta e ofereça a melhor experiência ao cliente. Você pode optar por algumas daqueles que mencionamos aqui no texto.

Escolher as ferramentas para e-commerce ideias para sua empresa pode não ser uma tarefa tão simples assim. Por isso, indicamos que você opte sempre por aquelas que oferecem um bom suporte técnico e em português.

Quer montar seu e-commerce, mas ainda está com dúvidas? Entre em contato com a gente agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.