9 Estratégias para Criar um Blog Lucrativo

Criar um blog pode ser realmente lucrativo. Pesquisas apontam que existem mais de 170 milhões de blogs em todo o mundo e outros milhares são criados a cada dia. Não há um assunto que você procure que não tenha um blog dedicado a fornecer dicas, notícias, pesquisas, experiências… Portanto, os blogs são peças fundamentais para preencher a enorme lacuna entre a demanda e a oferta de informação.

9 Estrategias para Crear un Blog Lucrativo - E-goi

Em uma pesquisa simples na internet sobre o assunto você certamente vai se deparar com algum caso onde o blogueiro fatura R$ 65.867 por mês, vive em frente ao Central Park / Nova York, mas que agora está viajando (e trabalhando) pelo Caribe. Ok, você pode até nem chegar neste nível, mas saiba que até mesmo os pequenos blogs podem trazer uma agradável renda e a liberdade tão desejada. Pense nisso!

Chegou a hora de criar um blog lucrativo

Continue lendo este artigo, pois vou te mostrar 8 dicas simples de como criar um blog lucrativo. A dica 6 é essencial para ter sucesso.

1. Vai falar sobre o quê? Já definiu o seu nicho?

Blogs que “falam de tudo um pouco” normalmente não têm sucesso e não conseguem ser exibidos nos primeiros resultados de pesquisa do Google. Por isso escolher um nicho onde você vai atuar é o mais recomendado. Você estaria basicamente gerando soluções para um grupo específico, de pessoas ou empresas.

Para escolher o seu nicho, considere:

  • Ser algo do seu interesse, que você goste e domine o assunto;
  • Verificar se há público para o assunto;
  • Analisar se o nicho será muito ou pouco competitivo;
  • Trabalhar com um nicho que funcione a longo prazo;
  • Considerar um nicho que promova vendas.

Se você conseguir achar onde as necessidades não estão sendo atendidas e oferecer soluções, pode ser que encontre o sucesso mais rapidamente.

2. Escolha o nome do seu blog e registre um domínio

Agora que você já definiu o nicho que irá atuar, é hora de escolher um bom nome e registrar o domínio.

  • Escolha um nome relacionado ao seu nicho. Melhor se for um nome curto e fácil de lembrar;
  • Se for um blog empresarial, considere utilizar o http://blog.suaempresa.com.br;
  • Pesquise se o domínio está disponível. Se for registrar um domínio local .com.br utilize sempre o Registro.Br
  • Se você ficou na dúvida entre alguns nomes, veja no Google Trends quais termos possuem o maior volume de procura, de interesse.
  • Avalie se o nome ou endereço do blog for fácil de pronunciar.

3. E qual plataforma de blog utilizar?

WordPress é simplesmente a plataforma mais usada no mundo para construção de blogs, com um market share superior a 50%. Há dois modelos disponíveis para você optar.

O primeiro é o WordPress.org, onde você faz o download gratuito e instala no seu servidor de hospedagem. Este modelo permite a total customização do seu blog, mudando o tema, instalando plugins e o que mais desejar. É a opção “mais trabalhosa”, porém é a que eu recomendo.

O segundo modelo é o WordpPress.com, que permite a construção do blog sem que você tenha que contratar um servidor de hospedagem. Se por um lado a criação do blog é facilitada, pois você não precisa de conhecimentos técnicos de webdesign e nem de servidor de hospedagem, por outro terá um serviço mais engessado, com limitações para a personalização.

4. Hospedagem adequada para blog

Se você optar pela plataforma WordPress.org, na versão instalada no seu servidor, o ideal é que seja um servidor de confiança. Há muitos anos eu utilizo o Hostgator, empresa listada entre as melhores e que possui planos especiais no Brasil para blogs. Outro serviço muito utilizado no mundo todo e recomendado pelo WordPress é a Bluehost.

Lembre-se que, quanto mais otimizado for o seu servidor, mais chances você terá de indexar suas páginas no Google e melhorar o seu posicionamento nas pesquisas.

5. O design é tão importante quanto o conteúdo

O design é o elemento que irá valorizar o seu conteúdo e fazer com que o visitante tenha mais interesse pelo seu blog. Ter um bom tema transmite a ideia de confiança, profissionalismo e autoridade no assunto.

Quando preciso de agilidade na criação e mais recursos de customização, normalmente utilizo o Themeforest, que é um marketplace com infinitas opções de tema profissional.

Relacionado:  7 técnicas mais eficazes para aumentar a produtividade no trabalho

Veja mais dicas:

  • Escolha um tema adequado ao seu nicho e ao seu público-alvo;
  • Escolha um tema responsivo, que funcione no desktop, tablet e celular.

6. Os plugins mais importantes para iniciar o seu blog WordPress

Yoast SEO – O WordPress já é uma plataforma excelente para SEO (otimização para mecanismos de busca). Mas com este plugin o seu blog pula para níveis profissionais.

Smart Marketing for WP – Permite adicionar com extrema facilidade os recursos de automação de marketing do E-goi ao seu blog.

7. Hora de ganhar dinheiro. Você sabe o que é um Programa de Afiliados?

Qualquer blog pode divulgar produtos e serviços de diversas empresas e ser remunerado por isso, através de cliques em links ou banners, gerando vendas online, exibindo informações ou cadastrando clientes interessados. A forma mais fácil e rápida de ter estes anunciantes é participando dos programas de afiliados.

Um dos mais antigos e tradicionais programas é o Google Adsense, que oferece anúncios relevantes ao seu conteúdo e público-alvo. Segundo o Google, em 2015 foi pago aproximadamente US$ 10 bilhões aos editores (blogs ou qualquer outro site de conteúdo).

Alguns programas de afiliados como Awin, Afilio ou Lomadee também podem ajudar você a lucrar com o seu blog divulgando produtos que são vendidos em lojas virtuais. São empresas que intermediam grandes marcas, como Extra, Americanas, Netshoes, Walmart, Vivo e outros, com blogueiros.

Se acha que o seu blog pode se adaptar melhor com infoprodutos, aqueles que são digitais e são vendidos em forma de curso online, ebook, aplicativos etc., você pode encontrar boas oportunidades em três empresas: Hotmart, Monetizze e Eduzz.

Mas se a sua intenção é criar um blog de marketing, comunicação ou design, certamente o programa de afiliados do E-goi é o mais recomendado. Nele você ganha 30% dos clientes angariados e 30% multinível sem limites, sendo um dos programas mais rentáveis do mercado.

8. Construa o seu mídia kit com a ajuda do Google Analytics

Você espera ter um blog de sucesso sem saber as estatísticas sobre ele? O Google Analytics oferece uma análise eficaz do seu blog, respondendo questões como: De onde vem meus visitantes? Quais palavras-chave atraem mais? Qual assunto desperta mais interesse? Qual o perfil do meu leitor?

Estas e outras informações são essenciais na sua estratégia de marketing. E se você pensa em algum dia comercializar espaços no seu blog, como banner e publieditorial, é bom que tenha um mídia kit completo, comprovando todos os seus números e gerando total transparência.

9. Blog atualizado é blog vencedor

Estudos apontam que blogs que recebem mais de 5 atualizações por semana, podem gerar até 5 vezes mais tráfego do que aqueles que atualizam menos de 4 vezes por semana.

Mas é comum ver situações onde blogueiros se esgotam nas ideias, passam a escrever menos e muitos acabam abandonando o blog. Obviamente o prejuízo é maior quando se trata de um blog corporativo, onde a reputação da marca está em jogo.  Ou seja, não adianta ter um blog e não atualizá-lo com frequência.

Se você está sem tempo para escrever, mas acredita muito no seu blog e está disposto a investir nele, também é possível terceirizar a criação de conteúdo e contratar serviços como a Rock Content ou Chili Inbound.

O que pensam deste artigo...
  1. Diogo Fagundes says:

    Muito tope esse artigo, parabéns!

    • Alex Barbosa says:

      Diogo, espero ter ajudado com estas dicas. Se puder, compartilhe nas suas redes sociais. Muito obrigado.

  2. Fernando Carvalho says:

    Eu também gostei bastante estou planejando abrir um blog, portanto e muito bom ter acesso a esse nível de informação.

  3. Edson Madeira says:

    Ótimo conteúdo, simples e objetivo. Direto ao ponto.
    Tenho 6 blogs, e sei a força desse negócio, quando atingimos o público-alvo e entregamos a mensagem que deseja o tráfego é consistente, e a conversão melhor ainda… Esse negócio é forte, artigo essencial e um guia para quem almeja começar esse negócio. Sucesso na empreitada

    • Alex Barbosa says:

      Edson, obrigado pelo elogio. Desejo sucesso!

  4. Cynthia says:

    Muito obrigada pelas informações!!
    Mas e quando o blog esta vinculado com o canal do youtube?
    Tudo que escrevo, eu filmo?
    Ou tudo o que filmo, eu escrevo?
    Haha…obrigada!!

    • Alex Barbosa says:

      Olá Cynthia! Se você puder escrever tudo o que filma, pode te ajudar no posicionamento do Google para seu blog. O Google gosta de sites/blogs que estão sempre atualizados com informações relevantes e novas. Já vi alguns casos em que o post tem texto resumindo o assunto e um vídeo mais completo. Ou, um vídeo também pode complementar um texto maior. O seu conteúdo (texto ou vídeo) pode e deve ser divulgado por e-mail marketing. Sucesso para você!

  5. Cristiane R. says:

    Ótimas informações! Além dos programas de afiliados que você listou, eu recomendo o programa de Afiliados da Hostinger para quem não conhece ainda ( https://www.hostinger.com.br/afiliados-brasil/login ). Tem oferecido ótimos retornos para o meu blog, e é uma ótima oportunidade.

  6. Luan Gonçalves says:

    Ótimas informações, muito obrigado.
    Até pouco tempo atrás estava usando o e-goi e não conhecia o plugin, valeu!
    Tudo que está escrito aqui procurei fazer no meu blog. Isso lá no primeiro e tive algumas ótimas oportunidades.
    Gostaria de deixar o link do meu blog aqui com vocês, (com permissão), pode somar com alguém também, blz?
    https://luangoncalves.com.br

    abraço!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.