7 estratégias para aumentar a taxa de abertura do e-mail marketing

É muito provável que você saiba que o e-mail marketing é uma ferramenta muito poderosa para a estratégia da sua empresa. Por meio dele, é possível estabelecer uma relação direta e personalizada com os atuais e futuros clientes.

Para isso, é essencial que você tenha uma base de contatos qualificada, que garantirá o sucesso das campanhas.

Nesse contexto, um dos maiores desafios é em relação à taxa de abertura de e-mail marketing. Por isso, neste texto, vamos mostrar sete dicas para ajudá-lo a aumentar a eficiência dessa estratégia. Confira!

1. Crie títulos atrativos

Os títulos do e-mail marketing fazem parte do assunto da estratégia, que é uma das partes mais importantes do seu e-mail. Você deve fazer com que o lead abra sua mensagem e não a jogue na lixeira. Títulos instigantes atrairão seu potencial consumidor de forma natural.

Para fazer isso, busque criar títulos atrativos, que deixem as pessoas curiosas. Além disso, as perguntas também costumam ser bastante efetivas. Elas instigam o contato, pois induzem as pessoas a pensarem em possíveis resposta.

Lembre-se de que o título é o primeiro contato que o usuário terá com sua campanha. Sendo assim, você precisa dar uma pequena amostra do que está oferecendo. Busque ser claro e mostrar o benefício daquela mensagem para a pessoa.

2. Utilize uma segmentação mais objetiva

Para que a sua estratégia de e-mail marketing tenha mais efetividade, é importante que você faça a segmentação do disparo, de forma a fazer direcionamentos mais efetivos de acordo com as preferências de determinados perfis de potenciais consumidores.

Há diversas formas de fazer isso e, em primeiro lugar, é preciso entender o comportamento do usuário e usar as informações a seu favor. Para ajudá-lo nessa missão, preste atenção às seguintes ideias:

  • construa suas personas com o máximo de detalhes possível;
  • direcione algumas campanhas para pessoas em nível gerencial, que são tomadores de decisão;
  • pense no porte da empresa e na sua área de atuação;
  • avalie a origem dos cliques (envie mensagens a partir de um link que contato clicou).

3. Crie campanhas temáticas

Você pode utilizar datas especiais como Dia das Mães, Black Friday, Natal, Ano Novo e muitas outras para pensar fora da caixa e inovar. De repente, também vale a pena celebrar datas não tão óbvias, como o Dia do Orgulho Nerd ou o Dia dos Apaixonados por Meditação. O importante é que esteja alinhado com as preferências do seu público.

O que vale é surpreender sua audiência e você pode fazer isso de forma divertida. Além disso, não se esqueça de que o objetivo é o foco em assegurar que os interesses dos seus potenciais clientes sejam atendidos e seus problemas, resolvidos.

4. Melhore a formatação do e-mail marketing

A maneira de formatar seus e-mails faz uma enorme diferença na sua taxa de abertura. Saiba que o seu estilo de formatação depende do segmento em que atua e daquilo que você promoverá. Em outras palavras, você deve concentrar esforços naquilo que você quer que as pessoas cliquem.

Portanto, é preciso ter em mente que um e-mail com aparência profissional pode fazer toda diferença na hora de impactar seus prováveis clientes de forma positiva. Para isso, siga algumas dicas que podem ser essenciais para o sucesso das suas campanhas:

  • tenha uma identidade visual coerente;
  • faça call to actions claros, diretos e chamativos;
  • use imagens e ilustrações leves e de muita qualidade;
  • em alguns casos, inclua gifs e animações.

5. Envie e-mails na frequência certa

Ter uma frequência certa no envio dos e-mails é imprescindível para engajar sua audiência e conquistar bons resultados junto à sua lista. O excesso de e-mails incomoda as pessoas e faz com que o público ignore suas mensagens.

Por outro lado, a falta não aproxima dos seus potenciais clientes e ainda causa estranhamento quando algum e-mail seu chega.

Nesse contexto, é muito importante que você crie uma sequência, que ser semanal, quinzenal ou mensal. Tudo depende das suas estratégias e dos produtos e serviços que está promovendo.

Portanto, certifique-se de que os disparos das mensagens estão sendo distribuídos da melhor forma possível.

6. Use diversos formatos de e-mail

A partir do momento que usa diversos tipos de e-mail – desde que de forma cautelosa e dentro do seu planejamento –, você pode atingir seus potenciais consumidores em seus diversos momentos de compra. Entre as opções, você pode investir em:

  • newsletters: notícias importantes, dados relevantes, dicas etc;
  • promoções: anúncio de ofertas, mas o com o cuidado de não exagerar;
  • nutrição de leads: conteúdos de acordo com a jornada de compra dos seus possíveis clientes.
  A importância dos templates no email marketing - Entrevista com Juliana Padron (templateria.com)

Para trabalhar com esses diversos tipos de e-mail, é preciso ter bom senso e atenção, pois o envio em excesso pode se tornar SPAM e, assim, a sua estratégia não renderá os resultados esperados.

7. Acompanhe suas métricas

Os números são essenciais para identificar pontos de melhoria. A taxa de abertura pode, por exemplo, indicar problemas em relação aos horários, assuntos ou históricos de envios. A taxa de cliques, por sua vez, pode trazer insights em relação a problemas na segmentação da mensagem ou na qualidade do conteúdo.

Algumas das métricas de e-mail marketing são as seguintes:

  • taxa de abertura: quando as pessoas abrem as mensagens;
  • taxa de cliques: quantos cliques foram feitos nas mensagens;
  • taxa de crescimento da lista: novos e-mails que estão entrando em sua base.

E aí, o que achou dessas ideias para aumentar a taxa de abertura de e-mail marketing? É válido lembrar que, antes de você efetivamente começar a colocar a sua campanha para rodar, é preciso pensar nos seus principais objetivos e se as suas mensagens estarão alinhadas com eles.

Pense no conteúdo que entregará e se você está preparado para gerar leads e nutri-los da melhor possível. Também não se esqueça da experiência do usuário, muitas pessoas têm o hábito, por exemplo, de ler seus e-mails no smartphone.

Para pôr tudo isso em prática, uma ideia é interessante são os parceiros. Se você acha que é o momento de contar com especialistas em e-mail marketing e em outras ferramentas de automação, entre em contato com a gente. Estamos preparados para ajudá-lo a tomar as melhores decisões a favor do seu negócio!

O que pensam deste artigo...
  1. Fátima Bentes de Oliveira says:

    O campo do email marca inválido em “entre em contacto connosco”

    • Daniel Bento says:

      Olá Fátima, não sei a que formulário se refere, se o que está em baixo do texto ou no link. Testamos os dois e ambos estão a funcionar. Pode tentar de novo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.