6 dicas para criar um infográfico incrível para sua empresa

As pessoas são extremamente visuais, e não dá para ignorar isso quando se trata de marketing digital. Nesse sentido, para facilitar ainda mais a comunicação com a sua audiência, algumas estratégias podem ser usadas a seu favor, como fazer um infográfico — uma representação visual que une pequenos textos com figuras e esquemas para explicar algum assunto para o leitor.

6 dicas para criar um infográfico incrível para sua empresa | E-goi

Essa combinação de elementos torna muito mais fácil a leitura e, consequentemente, o entendimento acerca de qualquer tema, especialmente os mais complexos. A concepção desse tipo de conteúdo é simples, porém, pode ser um verdadeiro desafio, visto que é necessário mesclar um design atrativo com uma escrita que, apesar de breve, deve ser de qualidade.

Pensando nisso, o objetivo deste post é mostrar a você como fazer um infográfico incrível. Quer aprender? Acompanhe!

1. Conheça os principais componentes do infográfico

O principal objetivo desse modelo de conteúdo é esquematizar e resumir informações complexas, transformando-as em ícones, formas e ilustrações que explicam o assunto em questão e simplificam sua compreensão. Os principais elementos são:

  • gráficos e formatos — considere essa opção se for transmitir dados, como os de uma pesquisa;
  • textos — troque trechos longos ou complicados por frases, tópicos e parágrafos curtos que favoreçam a leitura rápida;
  • tipografia — é importante devido à legibilidade do conteúdo, portanto, uma sugestão é optar por duas fontes diferentes que sejam de fácil leitura;
  • cores — elas orientam a ordem da leitura, por isso, é preciso cuidado para não dificultar o entendimento e despertar sentimentos negativos no leitor;
  • respiro — diz respeito às partes sem qualquer tipo de elemento, seja escrito ou visual, para não cansar os olhos de quem lê.

No mais, lembre-se de que a quantidade de textos e imagens deve ser proporcional e que é preciso ter todos os elementos de acordo com a identidade visual da sua marca para não gerar conflito de estilo entre os materiais.

2. Defina os objetivos

Qual é o seu objetivo com o infográfico? Aumentar o tráfego do seu site? Captar novos leads? Reforçar a identidade da sua marca? Ter isso determinado é fundamental para dar os primeiros passos na concepção do material.

É preciso, ainda, saber para quem é direcionado esse conteúdo, isto é, definir a persona do seu negócio. Assim, fica mais fácil traçar o tipo de abordagem, linguagem e efeitos visuais a serem utilizados para criar a sua ferramenta de comunicação.

Calendario Marketing E-goi

Já sabe com quem vai falar por meio do infográfico da sua empresa? Então, este é o momento de definir qual dúvida seu conteúdo deverá sanar, ou seja, decidir sobre o que se deseja abordar e refletir sobre a sua relevância para o usuário. Entenda, porém, que isso é diferente daquilo que você deseja ter como retorno.

Uma vez delimitadas essas informações, você conseguirá escolher as melhores alternativas de plataformas para veicular o seu conteúdo, o que proporcionará um maior engajamento e reconhecimento por parte do público.

3. Pesquise sobre o tema que será abordado

Quer explicar algo complicado de maneira simples, mas, ainda assim, garantir que o seu infográfico seja um material rico? Busque por conhecimentos aprofundados e atuais sobre o tema que será abordado — de preferência, em fontes confiáveis.

Não se prenda a uma determinada informação. Colha tudo o que achar relevante para a produção do seu conteúdo, encha páginas de dados e favorite quantos sites quiser na Internet, pois tudo isso servirá para tornar você mais conhecedor sobre o assunto.

Aproveite essa fase do processo para comparar e conferir a credibilidade das informações coletadas. Dessa forma, você poderá desapegar de algumas referências, selecionar os melhores dados ou números pesquisados e começar a redigir os textos que comporão o seu infográfico.

4. Escolha o formato do seu infográfico

Você sabia que o infográfico pode ser criado em diferentes formatos? Além disso, a utilização desses modelos pode ocorrer conforme as necessidades da sua empresa e o perfil da sua persona. Conheça as opções!

Estático

Formado, geralmente, por textos curtos e imagens, o modelo de infográfico estático é ideal para expor informações simples, mas nada impede de ser utilizado para explicar conceitos mais complexos. Contudo, a peça deve usar sabiamente as cores e esquemas em seu layout para guiar a leitura e não comprometer a compreensão do usuário.

Interativo

Esse tipo de infográfico apresenta elementos — como títulos clicáveis, menus etc — que permitem que o leitor interaja com o conteúdo enquanto assimila os dados, gerando um alto grau de engajamento com as informações.

Animado

Os infográficos animados são produzidos no formato de vídeo de animação ou Graphic Interchange Format (GIF). Esse modelo de conteúdo é bastante atraente e possui maior potencial de compartilhamento por causa do seu caráter explicativo, o que o torna ideal para temas mais complexos.

5. Faça um esboço

Você já sabe qual é o seu objetivo, a quem o material será direcionado, os canais que serão utilizados, o assunto que será tratado e o modelo do seu infográfico. Está na hora, então, de fazer um esboço das suas principais ideias.

Sendo assim, realize testes até determinar o local de cada texto e elemento visual no esquema, definindo, desse jeito, a hierarquia das informações, estilo e demais particularidades que garantirão a assertividade do seu conteúdo.

Durante o esboço, não se preocupe com a aparência. Faça rabiscos com uma caneta em uma folha de papel e solte a criatividade. A prioridade aqui é esquematizar as ideias e ordenar os assuntos e os tópicos que serão apresentados.

6. Divulgue o infográfico de forma eficiente

Você fez um trabalho lindo e quer ser recompensado por isso, certo? O infográfico pode ser a ferramenta perfeita para levar o usuário à próxima etapa do funil de vendas, desde que munido de uma chamada para a ação (CTA) encantadora, capaz de estimular o leitor a estabelecer um relacionamento duradouro com a sua marca.

A construção de uma landing page incorporada ao seu infográfico é outra forma de potencializar a sua estratégia. Tenha em mente, porém, que é indispensável desenvolvê-la com um layout responsivo, prezando por elementos de design atrativos, usabilidade e funcionalidade.

Com relação à divulgação, uma dica é aproveitar ao máximo o potencial das redes sociais inserindo botões de compartilhamento para induzir a dinâmica com os leitores. Lembre-se: esse material tem excelentes resultados nesse quesito.

Percebeu como é simples? Agora você já sabe como fazer um infográfico relevante, que potencializará a estratégia de marketing da sua empresa, atraindo leads, gerando tráfego, nutrindo relacionamento ou, até mesmo, propondo uma venda.

Gostou do post? E agora, sobre qual assunto você pretende tratar no seu infográfico? Deixe um comentário!

O que pensam deste artigo...
  1. Arnaldo Alves Pacheco says:

    Eu gostei do material, embora vocês coloquem as coisas de forma superficial para um leigo que ainda não entende nada do assunto.
    Estou tendo algumas dificuldades no meu site de fazer as pessoas fazerem cadastros para ver os preços e manter ali seus dados para uma possível compra, por isso eu gostaria de fazer talvez um infográfico mesmo para direcionar as pessoas que trafegam no meu site a tomar essa decisão de cadastrar-se no site, mas como fazer isso ?

    • Pedro Soares says:

      Oi Arnaldo! A forma mais simples para começar será recorrer a uma plataforma de criação de infográficos online e usar um dos vários templates/modelos aí disponibilizados. Dê uma olhada nos sites Canva e Piktochart – de certeza que vai conseguir criar um infográfico bem legal em muito pouco tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.