E-commerce

5 dicas práticas para fazer a nutrição de leads no e-commerce

2 agosto, 2018 |

A nutrição de leads consiste no envio automático de uma sequência de e-mails com conteúdos relacionados aos interesses do seu público. A intenção é fazer com que os contatos mais preparados avancem para o estágio seguinte do funil de vendas. Eles recebem informações alinhadas com cada uma das etapas da jornada de compra — aprendizado, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra.

Dessa maneira, o time de vendas não perde tempo ao abordar os leads que ainda não estão prontos para realizar uma compra. O vendedor só se envolve no processo quando os contatos estão em um estágio avançado. Assim, o atendimento se torna muito mais fácil para a empresa e menos inconveniente para o lead.

Neste texto, vamos dar 5 dicas de como você pode fazer a nutrição de leads em seu e-commerce. Além disso, falaremos das vantagens de aplicar essa estratégia. Acompanhe!

Como fazer a nutrição de leads?

Você pode realizar esse processo por meio de algumas dicas, dentre as quais, podemos destacar:

1. Direcione o conteúdo conforme o estágio de cada lead

Todos os seus potenciais e atuais clientes devem ser tratados da mesma forma, independentemente de a pessoa realizar sua primeira compra, ser um consumidor que já comprou e está com dúvidas em relação às novas aquisições ou ser um cliente fidelizado. O essencial é que os conteúdos sejam direcionados de acordo com o estágio em que cada lead se encontra.

Portanto, você deve trabalhar o conteúdo da sua loja conforme as necessidades dos seus consumidores. Isso significa agrupá-los e segmentá-los de acordo com aquilo que eles esperam e precisam consumir. Lembre-se de que as informações sobre os produtos e serviços podem ser excelentes em diferentes estágios, desde que apresentadas de acordo com as devidas particularidades.

2. Monte estratégias baseadas em resultados

Fique sempre atento para apresentar o conteúdo para os seus clientes embasado em dados, como idade, gênero, localização, classe social e motivações ou preferências por produtos e serviços.

Todas essas informações deverão ser utilizadas para esclarecer e avaliar aquilo que o contato precisa. O seu foco, portanto, sempre deve estar em resolver os problemas do seu público e, ao mesmo tempo, gerar mais possibilidades de compras para o seu negócio.

3. Inclua o lead scoring nas estratégias

O lead scoring é um método de ranqueamento de leads, conforme os seus níveis de maturidade. Em outras palavras, é uma forma de pontuar os contatos na medida em que cada um deles se torna mais preparado para realizar uma compra.

Geralmente, os profissionais que têm sucesso em suas campanhas de marketing digital evidenciam o lead scoring como uma tática que contribui efetivamente para o aumento das vendas.

A implementação da metodologia pode ser feita de forma totalmente automatizada, por meio do comportamento do lead no site, no blog, nas interações das redes sociais e nas conversões. De acordo com o nível de ações realizadas, será possível determinar quais contatos poderão ser conduzidos para uma compra e aqueles que deverão passar para o próximo estágio do funil de vendas.

4. Faça campanhas de vídeos

A produção de vídeo para nutrir seus contatos, é uma estratégia bastante eficiente, uma vez que esse formato engaja as pessoas de maneira efetiva. Entre os vídeos que mais ajudam a gerar conversões, podemos mencionar os depoimentos de consumidores satisfeitos.

Além disso, é muito interessante criar estratégias de storytelling — que envolvem narrativas relevantes. Afinal, o ato de contar histórias com início, meio e fim gera uma forte identificação com a marca.

5. Utilize cases de sucesso

Durante o processo de nutrição de leads, não é proibido falar sobre os resultados que seus clientes atingiram com os seus serviços. Claro, porém, que isso deve ser feito com bom senso e equilíbrio.

Você pode criar materiais com estudos de caso em que sua marca tenha entregado produtos ou serviços de qualidade, que proporcionaram crescimento e sucesso para o cliente. Lembre-se de sempre colher depoimentos para endossar a mensagem do material.

Agora que você já tem 5 dicas para aplicar a nutrição de leads, vamos citar algumas vantagens de utilizar essa estratégia em seu e-commerce.

Quais são as vantagens da nutrição de leads?

São vários os benefícios que a nutrição de leads pode trazer para o seu negócio, dentre os quais, podemos destacar:

Otimização do tempo

Com o processo automático e os e-mails marketing redigidos previamente e incluídos no sistema para serem enviados de forma periódica, não é preciso que a equipe se envolva diretamente no envio de sugestões de conteúdos para serem consumidos pelos contatos. Isso otimiza o tempo dos profissionais e torna o processo mais barato.

Follow-up organizado

O time de vendas não precisará se preocupar com o disparo de e-mails para manter contato com os líderes ao longo dos dias. O envio automático desempenha muito bem esse papel e previne possíveis erros de falta de tempo ou esquecimento do vendedor.

Segmentação de e-mails

O fato de o envio ser automático não quer dizer que as mensagens são genéricas. O conteúdo dos e-mails marketing devem ser de acordo com os materiais que o usuário baixou no site. Essa precisão do disparo nos e-mails assegura melhores resultados no engajamento.

Mais oportunidades

Pelo fato de a campanha ser produzida uma única vez para um determinado grupo de contatos, a automatização permite que essas pessoas tenham interação direta com a empresa por diversos dias.

O resultado é que a estratégia proporciona mais oportunidades para a equipe de vendas. Com uma campanha bem-feita, é possível aumentar o volume de vendas em cerca de 50%.

Análise de resultados e ajustes do processo

Quando você realiza uma campanha de nutrição de leads, é possível ter o controle total dos resultados. A empresa consegue mensurar, por exemplo, qual e-mail apresenta uma conversão ruim e reformular a mensagem e alterar o disparo de e-mail para conquistar melhores resultados.

Uma vez que você segue essas dicas de nutrição de leads, certamente melhorará seu índice de conversões, o que resultará em mais receitas para o e-commerce. Ao longo do tempo, o processo fica cada vez mais avançado, à medida que você identifica os estágios dos leads dentro da estratégia.

Para que você tenha ainda mais sucesso e esteja totalmente preparado para lidar com seus clientes, recomendamos que entenda a importância dos programas de fidelização para o e-commerce. Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.