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Influencer digital: o que faz, quanto ganha e como se tornar um!

28 agosto, 2023 |

Conquiste o Sucesso como Influenciador Digital: Estratégias de otimização, tipos de influenciadores, dicas essenciais e monetização

A popularização da internet na última década, principalmente por causa da utilização massiva dos smartphones, modificou de maneira significativa o mercado de trabalho, principalmente com o surgimento de novas e promissoras carreiras relacionadas ao mundo digital.

Uma das principais, sem dúvida, é a carreira de influencer, ou influenciador digital, uma área que alcançou praticamente todos os nichos e movimenta bilhões de dólares em todo o mundo anualmente, oferecendo conteúdo orgânico e publicitário dos mais variados tipos e formatos.

Neste artigo, vamos contar com mais detalhes como funciona a carreira de um influencer digital, suas atribuições, rendimentos e também dicas essenciais para quem busca iniciar nessa jornada. Veja mais a seguir:

O que é um influencer?

O influencer digital é uma pessoa que utiliza as plataformas online, principalmente redes sociais, para construir uma audiência engajada e conseguir impactar as opiniões e comportamentos de seus seguidores, além de inspirar tendências e criar hábitos.

Para construir essa conexão pessoal com sua audiência, o digital influencer cria e compartilha conteúdo autêntico e específico, como vídeos, fotos e textos, buscando sempre uma comunicação envolvente e autêntica para manter sua popularidade em alta.

Com isso, a influência é utilizada para criar parcerias publicitárias — as famosas “publis” —, onde os influencers recomendam, utilizam e detalham o uso de produtos e serviços, amplificando a visibilidade dos mesmos perante uma audiência específica.

Qual a importância do influencer digital?

Antes de falar sobre a relevância do digital influencer no mercado publicitário global, vamos entender a relação da profissão com o marketing de influência, uma estratégia que se tornou amplamente utilizada por empresas e marcas de todos os segmentos.

Essa abordagem visa atingir o público-alvo de maneira mais direta e pessoal, utilizando a autenticidade e confiança estabelecidas pelo influencer junto à sua audiência para promover produtos, serviços ou mensagens específicas.

Podemos exemplificar com a seguinte situação: você já viu muitos anúncios de um determinado produto, mas passou a realmente considerar a compra quando se deparou com um amigo utilizando e recomendando o produto em questão.

Ou seja, o influencer age como esse “amigo”, influenciando diretamente as decisões de compra e hábitos de consumo de seus seguidores. Para as marcas e digital influencers, essas parcerias nunca foram tão proveitosas como hoje em dia..

Tanto é que, segundo uma pesquisa do Retail Analytics Council da Northwestern University, mais da metade dos consumidores ao redor do mundo, fazem escolhas de compra com nas publicações de digital influencers.

Ainda segundo o estudo, 92% das marcas entrevistadas nos Estados Unidos admitem que irão aumentar o investimento em marketing de influência para 2024, dado que comprova o otimismo em relação ao setor.

Leia mais: Marketing Digital: o que é e como funciona essa estratégia.

Quais são os tipos de influencer digital?

Nano-influencers

Os nano-influencers possuem uma audiência que gira em torno de 1.000 a 10.000 seguidores, mas que possuem altas taxas de engajamento, mesmo com um público relativamente pequeno.

Mesmo com um alcance menor, os nano-influencers conseguem promover uma interação significativamente autêntica com seus seguidores, oferecendo excelentes perspectivas para marcas que buscam divulgações mais específicas e nichadas.

Micro-influencers

Por sua vez, os micro-influencers são aqueles que contam com um público entre 10.000 a 100.000 seguidores, passando a contar com um alcance maior e ainda mais engajamento.

Em sua maioria, são aqueles que atuam em um nicho de conteúdo bastante específico, como por exemplo: beleza para a terceira idade, viagens na América do Sul, fotografia de animais e por aí vai.

Macro-influencers

Com um número de seguidores que varia entre 100.000 a 1 milhão, os macro-influenciadores são pessoas que usufruem da fama e podem obter alcance significativo, inclusive abrangendo vários nichos, sem perder a autenticidade.

Por exemplo, uma digital influencer do mundo fitness com 800 mil seguidores nas redes sociais não irá se limitar apenas à divulgação de roupas de academia e suplementos, podendo abrir espaço para produtos de beleza, restaurantes e muito mais parcerias.

Leia mais: Trade Marketing: o que é e como aplicar esta estratégia

Mega-influencers

Por fim, temos os mega-influencers, que contam com público superior a 1 milhão de seguidores nas redes sociais. Neste caso, oferecem um alcance massivo para campanhas de larga escala, obtendo valores expressivos por uma simples postagem.

Os mega-influencers podem ser tanto celebridades já reconhecidas, como atores, músicos, atletas e personalidades da TV, mas também pessoas que conquistaram a fama por meio das mídias sociais.

Quanto ganha um influencer digital?

Um dos grandes atrativos da profissão de influencer digital, com toda certeza, é o rendimento que as parcerias publicitárias podem oferecer para quem produz conteúdo na internet.

Porém, é preciso frisar que o salário de um digital influencer pode variar de forma ampla, dependendo do número de seguidores, taxas de engajamento, nicho de mercado, tipo de conteúdo criado e por aí vai.

Entretanto, existem alguns levantamentos que nos ajudam a ter uma ideia aproximada do rendimento de um influencer.

Um estudo da Hopper HQ aponta que as celebridades digitais mais bem pagas dos Estados Unidos podem faturar até US$ 1,2 milhão por uma postagem no Instagram, enquanto o valor pago a um influenciador com cerca de 100.000 seguidores gira em torno de US$ 400 a US$ 2.000.

Já no Brasil, de acordo com um levantamento da Airfluencers, um influenciador com cerca de 100 mil seguidores fatura em média R$ 2.500 a R$ 5.000 por postagem, dependendo do nicho de atuação e outros aspectos.

Além das postagens publicitárias, o influencer digital também pode faturar com promoção de marcas, presença em eventos, participação em campanhas e até mesmo criando uma loja de produtos próprios ou afiliados.

Como se tornar um influencer de sucesso?

Viu como a carreira de influencer é promissora? Agora, chegou a hora de botar a mão na massa! Confira as dicas que separamos para você que quer iniciar sua trajetória na internet e se tornar um influencer de sucesso:

Escolha o nicho de atuação

Antes de tudo, é preciso escolher em qual nicho você irá atuar como influencer digital. Escolha uma área ou tema que você se interesse, já que é melhor focar no que você realmente gosta de fazer do que embarcar em uma tendência qualquer, só por estar em alta no momento.

Além disso, tente ser específico, para conquistar uma audiência nichada e aproveitar benefícios como maior engajamento.

Por exemplo, ao invés de falar sobre moda, tente escolher um nicho mais especializado, como moda plus-size, moda para gestantes, entre outros exemplos.

Crie conteúdo de qualidade

Após escolher seu nicho, chegou a hora de produzir conteúdo para sua audiência. Compreender quais temas e assuntos são mais interessantes para seus seguidores e público-alvo é primordial para que seu conteúdo se torne relevante e valioso para a audiência.

Afinal, a relevância é um aspecto importantíssimo para quem quer monetizar seu trabalho nas redes sociais, sendo um dos principais requisitos para que marcas e empresas se interessem por você.

Além de relevante, seu conteúdo deve reunir uma boa oratória em frente à câmera, vídeos e fotos de qualidade, textos bem escritos e outros elementos que transmitam profissionalismo para a audiência, mas sem perder o toque pessoal que todo influencer precisa ter.

Leia mais: Como atrair clientes: confira as melhores dicas!

Interaja com o público

Um dos principais caminhos para que um influencer digital consiga, de fato, influenciar sua audiência, é interagir com seus seguidores nas redes sociais.

Responder mensagens e comentários, fazer lives com frequência, abrir caixas de perguntas nos stories e muitas outras ações são altamente eficazes para aumentar a interação e, consequentemente, o engajamento dos seguidores.

Seja autêntico(a)

A internet é um vasto campo de oportunidades para os influencers, mas um dos fatores que mais agregam valor a estes profissionais é a autenticidade.

Entregar conteúdo exclusivo, oferecer um ponto de vista único para seu público e ser você mesmo são características que com certeza irão te ajudar a conquistar seu espaço nas redes sociais.

Não deixe de buscar inspirações e insights, mas mantenha sempre a autenticidade como um dos princípios de seu trabalho como influencer digital.

Conclusão

Se tornar um influencer digital é algo que exige planejamento e paciência. Não é do dia para a noite que você irá se tornar conhecido(a) e acumular milhares de seguidores, já que começar do zero é algo que praticamente todos enfrentam.

A carreira de influencer oferece grandes oportunidades, principalmente para quem consegue construir uma identidade autêntica nas redes, além de oferecer conteúdo de qualidade para sua audiência de forma constante.

Por isso, se você deseja seguir a carreira de influencer digital, comece já a encarar essa nova trajetória com um viés empreendedor, já que a fama online exige muito trabalho, dedicação e visão estratégica.

Gostou do artigo? Então continue acompanhando o blog da E-goi para mais conteúdos sobre marketing de influência, redes sociais, tendências e muitos outros assuntos relacionados.

9 thoughts on “Influencer digital: o que faz, quanto ganha e como se tornar um!

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    Samantha deronci palhares
    7 dezembro, 2018

    Adorei estou começando e as informações são muito relevantes.

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    Victória Brito
    19 dezembro, 2020

    Digital influencer é uma profissão em alta e tem ajudado muitas pessoas a mudar de vida. Adorei as dicas de como ser digital influencer no Instagram.

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      Hugo Pascoal
      13 abril, 2021

      Que bom que gostou Victória! 🙂 Continue nos acompanhando… até breve!

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    Lilia Barbosa Ribeiro de Souza
    20 março, 2022

    Gostei do argumento de ser um digital influencer, tenho vontade de mostrar o meu dia a dia coisas que uma pessoa comum pode se identificar, será que rola, gostaria de uma resposta sincera

      Manoela Nogueira
      Manoela Nogueira
      2 fevereiro, 2024

      É claro, Lilia! Você pode aproveitar as nossas dicas para ter sucesso nessa carreira, fica de olho no nosso blog, que temos vários conteúdos interessantes.
      Sucesso!

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    Julieta Geralda
    8 abril, 2022

    Foi bom ter entrado no canal,Aprende muito como me tornar uma digital influência .Darei o meu primeiro passo.Parabéns .

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    Antonio Paulo Torres
    9 outubro, 2022

    Tenho muita vontade de ingressar nesse ramo.

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    Sandinéia
    15 novembro, 2022

    Muito bom.Para ser influencer é preciso fazer cadastro ou criar uma conta?

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    Rlïndä Güërrëïrä
    2 março, 2023

    Adorei aprender como ser influenciadora digital

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