5 dicas imperdíveis de como ser um digital influencer de sucesso

O avanço da tecnologia e a popularização das redes sociais transformam o mercado e criam possibilidades e profissões, entre as quais se destaca a de digital influencer — ou influenciador digital, em português.

5 dicas imperdíveis de como ser um influenciador digital de sucesso | E-goi

Diante de um turbilhão de informações e opções de produtos ou serviços — que surgem nas telas de smartphones e computadores diariamente —, pessoas com espírito empreendedor e com uma incrível capacidade de influenciação ganham espaço no mercado e tornam-se as grandes apostas de muitas empresas.

Dito isso, no post de hoje, vamos dar dicas de como ser um digital influencer de sucesso. Portanto, se esse for o seu objetivo, não deixe de conferir!

Mercado dos influenciadores digitais

Embora seja um termo que surgiu há apenas alguns anos, essa profissão está diretamente relacionada a uma prática presente no mundo desde 1940 e bastante conhecida: o marketing de influência com o formador de opinião.

Na época do Orkut e Fotolog, por exemplo, a figura do influenciador já estava presente, mas a carreira ganhou força a partir do momento em que as grandes marcas começaram a investir em ações de marketing nas redes sociais.

Atualmente, alguns brasileiros estão entre os youtubers mais influentes do mundo, como o comediante Whindersson Nunes que ocupa o segundo lugar em um ranking internacional, conta com mais de 30 milhões de seguidores no YouTube e possui milhares de visualizações. Esses dados demonstram o quanto essa profissão tem ganhado relevância nos últimos anos.

No entanto, não é apenas no YouTube que os influenciadores digitais estão. A Bruna Vieira, por exemplo, começou sua carreira em um blog, o Depois dos Quinze. No Instagram, temos a Gabriela Pugliesi, que compartilha a sua rotina de treinos e alimentação, contando com aproximadamente 3,8 milhões de seguidores na rede social.

Um influenciador digital é muito respeitado em seu nicho de atuação e a sua autoridade pode se estender ainda mais que a de uma celebridade, pois as chances de uma pessoa se identificar com ele são ainda maiores.

Vantagens e desvantagens de ser um influenciador digital

Como qualquer profissão, ser um digital influencer tem pontos positivos e negativos. A seguir, confira algumas vantagens da carreira:

  • possibilidade do trabalho remoto;
  • liberdade de produção — geralmente os conteúdos podem ser sobre os assuntos que preferir;
  • acesso a benefícios que vão além do cachê, como viagens, produtos gratuitos e entradas em eventos;
  • flexibilidade para organizar sua agenda e para distribuir o seu tempo entre compromissos profissionais e pessoais.

Agora, como nem tudo são flores, veja algumas desvantagens:

  • menos tempo com a família e amigos conforme a demanda por seus serviços e presença aumenta;
  • falta de privacidade;
  • haters cuja distração é entrar em perfis de pessoas conhecidas para fazer comentários maldosos;
  • empresas que não pagam — o ideal é sempre formalizar o acordo por meio de um contrato.

5 Dicas para você se tornar um digital influencer de sucesso

1. Defina o seu nicho de atuação e a sua persona

O primeiro passo para ser um digital influencer de sucesso é saber com o que você trabalhará e com quem você falará, pois sem determinar essas duas coisas fica difícil criar conteúdo realmente relevante.

Algumas opções de nicho são: literatura, lifestyle, decoração, finanças, tecnologia e humor. O que você gosta e sabe fazer? Sobre o que poderia falar com autoridade? É sobre isso que os seus canais devem falar prioritariamente.

A persona, por sua vez, é quem norteará a sua estratégia nas mídias — sem determinar essa informação com clareza, fica difícil saber em quais canais você deve estar presente e quais temas abordar. Logo, pesquisar e entender o seu o público é crucial para criar corretamente os conteúdos e aumentar sua visibilidade.

2. Produza conteúdo relevante

Uma vez definido seu nicho de atuação e bem compreendida a sua persona, você pode começar a pensar naquilo que é uma das principais ferramentas de um digital influencer: o conteúdo.

Porém, não basta ser qualquer conteúdo: ele precisa ser relevante e único a ponto de acrescentar algo na vida de quem o lerá — a sua força no meio digital dependerá disso, afinal.

Sendo assim, para criar pautas de alto engajamento, é necessário fazer pesquisas para conhecer os assuntos que interessam o seu público e fazer testes para identificar os melhores dias e horários para as publicações.

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3. Escolha e domine os canais que for utilizar

Embora um digital influencer não precise estar presente em todas as mídias sociais existentes, ele precisa escolher muito bem os canais que usará em sua estratégia de marketing. Isso porque de nada adianta você criar conteúdo em uma rede social na qual seus possíveis seguidores simplesmente não estão.

É fundamental se concentrar nas redes sociais nas quais está o público-alvo que deseja atingir, pois isso permite expandir o seu poder de influência sobre as pessoas que realmente possam se identificar com você e com o seu conteúdo.

Além disso, é importante conhecer profundamente as ferramentas que esses canais oferecem e saber usá-las a seu favor. Tenha em mente que para ser um digital influencer bem-sucedido não basta postar todo dia ou compartilhar coisas interessantes e engraçadas. As pessoas estão cada dia mais criteriosas, portanto, evite amadorismo ou improviso e seja profissional.

4. Estabeleça e siga um calendário editorial

Outra dica é programar sua estratégia de conteúdo — registrando informações como datas e horários de postagens, tema e formato de cada conteúdo, palavras-chave, persona e sua etapa na jornada do cliente etc.

Seguir um calendário editorial tem inúmeras vantagens. Entre elas, é válido destacar a organização, o controle sobre a estratégia e a possibilidade de avaliar os resultados anteriores. Para fazer esse planejamento é necessário contar com uma boa ferramenta, como o Excel.

5. Seja você mesmo

Essa dica é muito importante: não tente criar um personagem. Os usuários, em meio a tanta tecnologia e informação, se atraem por pessoas reais que oferecem experiências sinceras. Seja você mesmo e não tenha medo de se comunicar com o seu público de maneira espontânea e original.

Ganhar dinheiro sendo influenciador digital

Existem muitas maneiras de ganhar dinheiro exercendo sua influência online. Confira alguns:

  • indicar produtos ou serviços em posts patrocinados;
  • participar de eventos;
  • palestrar;
  • apostar em marketing de afiliados;
  • inscrever-se no Google Adsense para veicular anúncios em seu blog ou canal do YouTube;
  • criar e vender cursos online para ensinar algo que você domine.

Agora que você já sabe como ser um digital influencer, certamente percebeu que não é tão impossível quanto parece, não é mesmo? Claro que, como toda profissão, requer disposição, muitos estudos, organização e trabalho duro, além de criatividade, personalidade e paciência.

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