Publicidade Online

4 Regras de Retargeting para Aumentar suas Conversões

15 maio, 2023 (updated) |

Conheça as principais dicas de como melhorar os seus anúncios de retargeting

Todos nós conhecemos bem a estratégia de retargeting – tanto do ponto de vista de vendedor quanto como usuários.

O que é o Retargeting?

Retargeting é uma estratégia de publicidade online destinada aos usuários que já visitaram seu site. Você também pode fazer retargeting com foco naqueles cujos endereços de e-mail você já possui em sua lista de contatos.

O público de suas campanhas de retargeting é composto de pessoas que já conhecem sua empresa – e isso é o que diferencia fundamentalmente essa técnica de outras.

Neste artigo vou explicar por que você deveria considerar o uso de retargeting como um canal extremamente eficaz para impulsionar suas vendas, e mostrar como melhorar seus anúncios de retargeting com métodos e técnicas que realmente funcionam.

Porquê usar Retargeting?

A resposta é simples: porque esta estratégia funciona!

Existem muitos argumentos a favor de retargeting, mas os 3 principais são:

Retargeting aumenta suas conversões

O remarketing aumenta o ROI do seu site, só não espere que isso aconteça por conta de usuários novos. O remarketing é um canal que ajuda manter seus visitantes existentes, em vez de adquirir novos.

Retargeting melhora a visibilidade da sua marca

Com a ajuda do remarketing, sua marca se tornará muito mais forte e muito mais reconhecível entre seus clientes atuais e potenciais. A razão por trás disso é simples: quanto mais usuários estiverem expostos aos anúncios de uma determinada marca, mais visível será. No entanto, é importante respeitar os limites. Se o seu anúncio for muito agressivo, pode prejudicar a sua reputação, irritando o público

Retargeting melhora o engajamento

Ao criar várias campanhas adequadamente personalizadas e direcionadas para um grupo específico de usuários, você pode facilmente melhorar a taxa de engajamento do seu site. Por exemplo, isso pode ser feito com a ajuda de banners bem desenhados que atraem os interesses dos usuários.

Agora que você tem razões suficientes para considerar implementação de  remarketing na sua estratégia, vamos conhecer dois principais tipos de retargeting – baseado em pixels e baseado em listas.

Abaixo você encontrará a comparação detalhada de ambos os tipos que o ajudará fazer a escolha certa.

Retargeting baseado em Pixels

O retargeting baseado em pixels é uma tática de apresentar seus anúncios para qualquer usuário que já tenha visitado seu site. Um código específico (pixel) é inserido em seu site e, quando os usuários o navegam, esse pixel instala automaticamente um cookie nos navegadores dos visitantes para poder exibir anúncios em outros sites.

Para ter sucesso com essa tática é importante escolher a plataforma certa que vai cuidar de aspectos técnicos da sua campanha. Ferramentas de retargeting podem te ajudar a criar um ambiente mais amigável, experimentando até você encontrar o canal ideal para o seu negócio.

Retargeting baseado em Listas

Retargeting baseado em listas só pode ser feito quando você tiver lista de emails ou telefones do seus clientes potenciais. Essa técnica permite exibir seus banners de anúncios para seus usuários no Twitter, Facebook, Instagram e LinkedIn.

Ao criar a sua campanha você só precisa inserir a lista de emails para que a plataforma faça o resto de trabalho automaticamente. A plataforma vai identificar os perfis de usuários e mostrá-os seus anúncios.

As duas táticas têm pontos fortes e fracos.

A campanha baseada em pixels permite alcançar público maior, mas é mais difícil personalizar seus anúncios – a probabilidade é grande de mostrar para alguns usuários anúncios irrelevantes.

As campanhas baseadas em listas são fáceis de adaptar e customizar, já que você pode manualmente escolher qual banner será mostrado para qual lista. No entanto para que os resultados de suas campanhas sejam ainda mais precisos, é necessário acrescentar informações adicionais à sua lista (por exemplo, informações sobre interesses da pessoa). Isso pode levar um bom tempo, mas vale muito a pena já que no final você vai obter campanhas muito bem segmentadas.

Ao mesmo tempo é preciso ter cuidado na hora de fazer a personalização do anúncio. É importante excluir da sua lista as pessoas que já compraram seus produtos, não gostaram deles e demonstraram a atitude negativa sobre a sua empresa para evitar problemas com reputação da sua marca ligadas à irritação de usuários.

A última fraqueza dessa tática é que você só conseguirá mostrar anúncios para pessoas que usaram o mesmo email para entrar no seu site e criar perfis nas redes sociais. Se o usuário usar outro email para entrar no Facebook a plataforma não vai conseguir encontrá-lo, assim que cada vez  uma parte de seus leads desperdiçados.

Como promover suas campanhas de Retargeting

Agora que escolhemos a tática mais adequada para o nosso negócio podemos preparar a nossa estratégia de promoção de nossas campanhas.

Para começar, algumas regras básicas:

Regra 1: Anúncios mais personalizados trazem melhores conversões.

Retargeting baseado em listas: Essas campanhas são mais customizáveis, já que ao criar suas listas com emails e outras informações relevantes sobre seu público você vai acabar conhecendo-a melhor, entendendo quem são seus clientes potenciais, o que fazem e quais são os interesses deles.

Google Analytics também consegue mostrar o que cada visitante pesquisou no seu site e em quais páginas clicou.

Todas essas informações permitem melhorar os textos de seus anúncios, evitando apresentar banners nada relevantes à seus usuários. Por exemplo, se uma pessoa visitou a página de um tipo de produto específico, você pode mostrar ofertas e descontos exclusivos para esse grupo de produtos.

Sim, personalização requer mais tempo e esforço, mas garante melhores taxas de conversão.

Retargeting baseado em pixels: Embora você também consegue segmentar seus anúncios com base no comportamento de usuários no seu site, eles continuem sendo anónimos, e se você por exemplo, lançar um produto novo, não terá como saber se esse produto é relevante para um usuário específico.

No entanto, tendo o email do usuário você consegue obter dados adicionais. Isso pode ser feito com, por exemplo, o programa FullContact, que permite conhecer seus usuários melhor, descobrindo as empresas onde eles trabalham e os perfis de redes sociais deles.

Regra 2: Use Google Customer Match

Em comparação com Públicos Personalizados do Twitter e Facebook essa ferramenta oferece a maior taxa de correspondência de e-mail

Taxa de correspondência de e-mail das principais plataformas de anúncios
Fonte: http://www.wordstream.com/blog/ws/2015/10/05/adwords-customer-match

Ferramenta Google Customer Match permite mostrar seus anúncios aos usuários que usam seu endereço de e-mail para fazer login no Google, YouTube e Gmail. Com Customer Match você pode encontrar os usuários que já pesquisaram um produto semelhante ao que você está vendendo. A melhor parte é que o Google Customer Match apresenta uma boa taxa de conversão (1,5 por cento e mais).

Regra 3. Aposte no Email Retargeting

Email é considerado ser a terceira maior fonte de aquisição de clientes:

Fonte: http://blog.custora.com/2013/06/e-commerce-customer-acquisition-snapshot/

Email retargeting é ainda mais eficaz quando banners de anúncios são apresentados à clientes que já fizeram a compra alguma vez no passado, encorajando-os a fazer uma compra repetida.

Para fazer email retargeting você precisa de uma lista de assinantes. No seu modelo de e-mail, você pode adicionar um código especial que habilitará os cookies quando um usuário abrir um e-mail. Este tipo de retargeting também é popular entre as empresas com uma quantidade boa de usuários registrados que ainda não estão pagando.

Regra 4. Pense fora da caixa!

Para criar campanhas de retargeting efetivas com excelentes resultados você precisa ser criativo e disposto a explorar novas idéias.

Retargeting (e publicidade online em geral) permite muito espaço para a criatividade. Para encontrar oportunidades perdidas, comece a fazer algumas perguntas simples.

Por exemplo:

  • Quais são os sites onde seus anúncios de retargeting aparecem?
  • Com qual frequência seus anúncios e listas devem ser atualizados?
  • Como fazer para aumentar a sua lista?
  • O que pode ser feito para chamar a atenção de seus usuários?

Lembre-se, que seus clientes potenciais estão diariamente expostos à uma multidão de anúncios. Se você quiser se destacar precisa pensar fora da caixa

Conclusão

Como você mesmo pode ver, retargeting traz muitas oportunidades inesperadas para seu negócio.

É um canal bastante eficaz e simples, o mais importante é conseguir evitar as armadilhas comuns e configurar sua campanha corretamente.

Vale a pena tentar implementar essa tática!

E você já tentou trabalhar com retargeting? Quais foram os resultados? Compartilhe conosco nos comentários!

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