4 dicas para construir bons templates de e-mail

Neste texto listamos 4 dicas para você investir em bons templates de e-mail. Confira!

4 dicas para construir bons templates de e-mail - E-goi

Muita gente acredita que o e-mail marketing é uma ferramenta ultrapassada. Isso quase sempre acontece porque as empresas não investem em uma boa estratégia digital. Além disso, as pessoas também não costumam explorar os vários recursos contidos no contexto do correio eletrônico — entre eles, o template de e-mail.

No entanto, o e-mail marketing está mais vivo do que nunca. Esse é um excelente canal para coletar as informações dos seus contatos e tem alto potencial de conversão. Para ter sucesso nas suas campanhas digitais, é essencial ter atenção a algumas práticas recomendadas, como fazer uso de um bom template de e-mail.

Mas o que são templates? Basicamente, tratam-se de modelos práticos, nos quais é possível editar imagem e texto. Isso é uma mão na roda para, por exemplo, campanhas de e-mail marketing e envios recorrentes de newsletters. A estrutura permanece a mesma, apenas o conteúdo é modificado.

Neste texto listamos 4 dicas para você investir em bons templates de e-mail. Confira!

1. Como os templates influenciam nas campanhas digitais

Em uma estratégia digital, é bem provável que existam ações de disparos de e-mail marketing. Com o uso de templates, o processo se torna muito mais otimizado. Ou seja, a equipe terá que se esforçar muito menos na criação das mensagens e poderá se concentrar em aspectos mais estratégicos.

Dessa forma, contar com templates com design impecável é essencial para criar influência e promover um conteúdo de qualidade, bem direcionado para os interesses e as necessidades dos clientes.

2. Como escolher o template adequado para uma campanha

O template da sua escolha deve estar muito alinhado ao objetivo estabelecido pela empresa. Assim, ele deve variar e seguir algumas orientações de estilo. Existem inúmeras possibilidades, mas você precisa prometer que vai utilizá-las criteriosamente, conforme o estágio da persona na jornada de compra, certo?

Caso contrário, uma estratégia que poderia ser incrível e render resultados surpreendentes pode ir por água abaixo. Confira algumas ideias de e-mails criativos.

E-mail de apresentação pessoal

Um e-mail de apresentação pessoal, por exemplo, pode ser uma excelente oportunidade para que o contato conheça seu negócio. Além disso, reforça sua proposta de valor. Só tome o cuidado para enviar esse e-mail em um horário estratégico.

Talvez seja interessante fazer o envio antes do almoço ou próximo do fim do expedientes, quando as pessoas, em tese, estão mais relaxadas. Afinal, ninguém merece receber e-mail marketing de apresentação de empresa às 10 da noite de uma sexta-feira, certo?

E-mail para oferecer um incentivo

No e-mail de boas-vindas, você também tem uma ótima oportunidade para incentivar o potencial cliente a realizar sua primeira compra. Se esse contato se inscreveu para testar seu produto ou receber sua newsletter, por exemplo, você pode oferecer um cupom ou realizar um promoção exclusiva para determinado grupo de pessoas.

E-mail sazonal

Se tem a ver com a sua marca, crie e-mail sazonais. Caso seu produto esteja muito relacionado a épocas como verão, início das aulas, Natal, Dia da Mães ou Black Friday, realize promoções para celebrar essas datas. O e-mail sazonal ainda é uma excelente oportunidade para mandar uma mensagem de aniversário ou oferecer um brinde em troca do reconhecimento da sua marca.

Poderíamos falar de diversos outros tipos de e-mail. Como o espaço é limitado, não deu para apresentar todos, mas já falamos sobre isso e detalhamos 21 tipos de e-mails marketing criativos para você se inspirar. Nesse processo, é essencial ter em mente o que deve ser avaliado, como veremos a seguir.

3. O que é preciso avaliar em um template de e-mail

Para que a sua estratégia aconteça sem nenhum tipo de erro — o que, diga-se de passagem, pode causar a repulsa de um cliente —, é indispensável que você realize uma checklist dos seus templates de e-mail. Nessa lista você precisará ter atenção a alguns pontos a serem considerados, como:

  • largura da newsletter;
  • proporção texto-imagem;
  • tamanho do assunto;
  • cores;
  • fontes;
  • CTA.

Nesse contexto, é essencial lembrar que essas recomendações abrangem aspectos como a copy, a parte gráfica e a compatibilidade com os diversos leitores. Lembre-se de que o foco sempre deve estar na otimização da conversão.

Em outras palavras, o que vai fazer com que a sua empresa se destaque de fato é a utilização do e-mail de forma correta, ou seja, o envio da mensagem certa para conquistar o objetivo definido pela organização.

Os templates de e-mail ficam interessantíssimos quando são personalizados e adaptados para que o seu negócio tenha uma identidade única em relação ao design e ao conteúdo. Lembre-se de que, para ter sucesso em e-mail marketing, você precisa promover a união de diversos aspectos, como:

4. Como construir um e-mail de qualidade

Existem alguns erros muito comuns nos envios de e-mail marketing que podem detonar a sua estratégia. Veja a seguir como evitar alguns deles.

Utilize mais do que uma imagem

Usar apenas uma imagem faz com que o e-mail marketing fique muito pobre de informação. Lembra do ditado que diz que uma imagem vale mais do que mil palavras? Aqui, no entanto, você pode trocar o “uma” por duas, três ou quatro, dependendo do seu objetivo.

Afinal, as fotos podem ser essenciais para atingir o objetivo de se conectar com o cliente, mas é preciso ter muita atenção! As imagens precisam de boa qualidade e estar dentro do contexto. Além disso, tenha em mente que elas precisam ser de verdade. Afinal, ninguém quer fazer negócio com encenações ou cenários irreais.

Defina um objetivo

Toda template tem que ter um porquê muito claro. Lembre-se de que o objetivo é sempre avançar o cliente para a próxima etapa da sua jornada de compra. Além disso, é imprescindível que você esteja focado em entregar valor ao usuário. Ou seja, o conteúdo deve, ao mesmo tempo, gerar interesse no leitor e estar alinhado ao objetivo da companhia.

Mantenha um padrão

Talvez você fique tentado a mudar seus templates constantemente. Nada impede que isso aconteça, mas é importante que essas mudanças ocorram de forma muito cuidadosa. As alterações devem ser feitas somente para aperfeiçoar os bons resultados.

Por isso, se você estiver satisfeito com os números, é crucial manter a identidade dos seus e-mails. Uma forte identidade visual fará com que todos reconheçam suas mensagens imediatamente.

Agora que você sabe mais detalhes a respeito do template de e-mail, é a hora de colocar a mão na massa. Definitivamente, ele é essencial para o sucesso da sua estratégia online. Para ter êxito nesse tipo de ação, lembre-se de sempre realizar campanhas de e-mail marketing muito alinhadas às suas metas.

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  1. Clodoaldo Lopes says:

    Ótima dicas, vou aproveitar bem esse conteúdo para aplicar em meus negócios… Valeu, obrigado!!!

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