Estratégias de Marketing

Os 20 melhores editores de fotos para smartphone

28 junho, 2018 |

“Uma imagem vale mais do que mil palavras”, já dizia o ditado. Com a popularização de smartphones, das conexões 4G e do acesso às redes sociais, esse provérbio está mais atual do que nunca. Vemos imagens, dos mais diversos tipos, por todos os lados.

Atualmente, quase todo mundo é capaz de produzir fotos com facilidade e rapidez. No entanto, muitas vezes, a qualidade das imagens deixa a desejar. Afinal, um bom aparelho não é suficiente para produzir fotos bacanas, há outros pontos que influenciam, como enquadramento, iluminação, proporção etc.

Se você não entende muito bem de fotografia, não faz mal. Há dezenas de aplicativos que auxiliam no tratamento de imagens. Para ajudar você nessa tarefa, separamos os dez melhores editores de fotos disponíveis atualmente para dispositivos móveis. Leia este artigo e faça fotos incríveis!

1. VSCO

VSCO é um aplicativo muito conhecido, disponível para Android e iOS, em versão gratuita ou com funcionalidades pagas. Além de editor de fotos, ele é também uma rede social que pode ser usada para compartilhar fotos.

O VSCO oferece filtros exclusivos e predefinições inspiradas em filmes analógicos, além de controles de câmera avançados. Vale destacar que novas opções são adicionadas ao app mensalmente. Entre as ferramentas, há correção de contraste, temperatura e exposição, por exemplo.

2. SnapSeed

O SnapSeed, do Google, é considerado um dos melhores aplicativos de edição de fotos. E o melhor: é gratuito e tem versões para Android e iOS! Ele oferece ferramentas profissionais para editar imagens, das mais simples às mais técnicas, como corte, ajuste de foco, controle de cor e alteração de brilho e contraste.

Como a maioria dos melhores editores de fotos, o SnapSeed também oferece filtros de variados tipos para serem aplicados nas imagens. Fácil de usar, é uma ótima opção para quem quer ir além do básico. Ele também abre arquivos JPG e RAW, possibilitando, assim, um uso mais profissional.

3. A Color Story

Além das opções básicas dos melhores editores de fotos, com opções de filtro para aplicar nas imagens, o app A Color Story oferece ainda a possibilidade de desenhar, escrever e adicionar formas e adesivos nas imagens. Sua interface é simples e rápida.

Como o próprio nome diz, o trabalho com as cores tem destaque nesse aplicativo. A versão mais simples é gratuita, mas a grande parte dos filtros e das funcionalidades é paga. Com mais de sete bilhões de downloads, foi considerado pela Apple como um dos melhores aplicativos de imagem da App Store.

4. Afterlight 2

Afterlight 2 é um poderoso aplicativo de edição de fotos, em versão revista e melhorada do famoso Afterlight — que não está mais disponível. Disponível para Android e iOS apenas em versão paga, oferece conteúdo novo e gratuito mensalmente.

De uso fácil e intuitivo, esse app traz ferramentas avançadas — como curvas, matiz/saturação e tom —, coleção de filtros, possibilidade de adicionar arte e texto e uma incrível opção de exposição dupla, em que duas ou mais fotos podem ser mescladas para criar combinações únicas.

5. Prisma

O Prisma ficou famoso por transformar fotos em incríveis obras de arte, por meio de texturas e filtros que dão um visual mais artístico às imagens. Utilizá-lo é muito simples, basta selecionar a foto e escolher um entre os mais de 800 filtros disponíveis.

Gratuito com funcionalidades pagas, o Prima está disponível para Android e iOS. Sem dúvida, trata-se de um dos melhores editores de fotos para você expressar o seu talento artístico!

6. Photoshop Express

O Photoshop para computadores é o editor de imagem mais utilizado por quem mexe com fotografia, seja por hobby ou profissionalmente. Por isso, ter uma versão Express, para smartphones e tablets, agradou muita gente.

Dentre os principais recursos estão os ajustes de cor, com opções automáticas em que o próprio app define os níveis mais adequados. Outra ferramenta que chama a atenção é a que remove manchas e imperfeições. Por ser mais sofisticado, não é tão intuitivo de se usar. No início, pode ser difícil acostumar. O PhotoShop Express é gratuito e está disponível para Android e iOS.

7. Lightroom

Assim como o Photoshop Express, o app do Lightroom também foi desenvolvido pela Adobe e é a versão para mobile de um dos melhores editores de fotos para desktop. Por isso, ele é bem avançado e faz várias coisas que aplicativos mais básicos não permitem, como alterar a curva de tons com precisão.

Para quem já conhece o programa, vai ser fácil utilizá-lo também em dispositivos móveis. É gratuito com funcionalidades pagas, disponível para iOS e Android.

8. Enlight

O Enlight afirma combinar todos os apps de fotos em um só, fornecendo muitos recursos em uma interface limpa. Bem completo, esse aplicativo oferece ajustes básicos, filtros analógicos e duplos, fotografia em preto e branco, efeitos de pintura e correção inteligente de fotos, entre outras funcionalidades.

O Enlight é pago e só está disponível para aparelhos com iOS.

9. Huji Cam

Quer uma foto nostálgica, com cara de câmera fotográfica antiga? Então o app que você procura é o Huji Cam. Ele tem efeito de luz e coloca a data nos cantos das fotos. Dessa forma, tudo fica igual àquelas imagens mais antigas, em que precisávamos esperar revelar o filme para ver como ficaram.

Inicialmente lançado apenas para iOS, agora também está disponível para Android, em versões gratuitas e pagas, com mais funcionalidades e opções de filtro.

10. Foodie

Se você gosta de gastronomia e de fotografar, esse app é para você. O Foodie une essas duas paixões de muitas pessoas, oferecendo filtros específicos com tonalidades de comida. Ele é gratuito e muito fácil de usar. Além dos filtros, há opções básicas de edição como corte ou ajuste de tamanho. Está disponível para iOS e Android.

11. Darkroom

Disponível apenas para o iOS, o Darkroom é um editor que deixa as fotos do iPhone ainda mais incríveis.  Assim, imagens escuras e embaçadas que em um primeiro momento seriam descartadas podem ganhar uma nova chance com esse aplicativo.

Com layout e comandos intuitivos, ele permite a captura instantânea de imagens e é ótimo para ambientes onde há pouca luz. Seu download pode ser feito gratuitamente. A ferramenta também é uma boa pedida para incrementar uma selfie durante a noite ou em lugares escuros.

12. SKRWT

O SKRWT já foi apontado pelo The Guardian do Reino Unido como um dos 10 melhores aplicativos para edição de fotos. Ele está disponível tanto para Android quanto para iOS — o download é gratuito e algumas ferramentas dentro do aplicativo podem ser adquiridas por meio de pagamento, assim como diversos outros aplicativos aqui apresentados.
 
É possível usar a câmera diretamente por meio dele, corrigir o enquadramento e ajustar pequenas distorções da lente — tudo para garantir um melhor ângulo e bons resultados.

13. X-GIMP

O X-GIMP está habilitado apenas para Android. Ele é uma nova versão de um antigo aplicativo (chamado apenas de GIMP) e permite fazer retoques, composições e criações de imagem. De forma geral, é bastante parecido com o bom e velho Paint. Imagina que interessante ter essa ferramenta tão nostálgica diretamente no seu celular?
 
O próprio layout é bastante semelhante e pode ser utilizado para retocar, renderizar e também converter o formato de imagens. Apesar de sua simplicidade, essa ferramenta pode ser tudo o que você precisa em um momento de urgência, não é mesmo?

14. PicsArt

Esse é mais um dos melhores editores de fotos que está disponível tanto paraAndroid quanto para iOS. Trata-se de um aplicativo interessante para fazer intervenções nas imagens, já que permite criar colagens, utilizar a ferramenta de desenho, adicionar stickers, textos, e muito mais. Nele também é possível editar vídeos de forma criativa e divertida.

15. Airbrush

O Airbrush já foi o editor de fotos com maior número de downloads na Apple Store. Ele está disponível para usuários dos sistemas Android e iOS. A partir da ferramenta é possível fazer edições específicas voltadas ao “embelezamento”.
 
Uma das funcionalidades mais utilizadas, por exemplo, é a de remoção de espinhas. Você também encontra uma que garante o clareamento dos dentes e outra que permite acrescentar um brilho natural ao rosto — é quase como contar com um estúdio de estética na palma da sua mão!

16. Candy Camera

Você pode fazer o download da Candy Camera tanto no Google Play quanto no iTunes. Sucesso entre influenciadores e criadores de conteúdo, o aplicativo oferece diversas opções de filtros que vão bem com as selfiesStickers e colagens também podem ser feitas.
 
O aplicativo acessa a câmera para fazer fotos. Inclusive, uma vantagem é a possibilidade de captura no modo silencioso. Ele também disponibiliza diversas ferramentas de beleza, como clareamento dos dentes e acréscimo de maquiagem (batom, máscara para os cílios, blush, e muito mais).

17. PicLab

O Pic Lab está diponível no Google Play e também no iTunes. É muito bem avaliado em ambas as plataformas (4,5 e 4,7 respectivamente). Ele já foi instalado mais de 50 milhões de vezes e se vende como sendo um aplicativo “tudo em um”. Isso porque disponibiliza recursos de adição de tipografia, stickers e efeitos como o ajuste de brilho, saturação e contraste.
 
Além disso, o app traz filtros e templates pré-criados que facilitam a publicação de conteúdos ricos voltados às redes sociais. O download é gratuito, mas existem configurações pagas dentro do aplicativo.

18. Pixlr

Esse aplicativo já foi baixado mais de um milhão de vezes em aparelhos Android e consta entre os 200 editores de foto e vídeo mais populares no iTunes. O Pixlr se divulga como um aplicativo para desbloquear a criatividade de seus usuários. Por meio dele é possível criar colagens com diferentes layouts e backgrounds, além de estilizar as imagens com uma ferramenta de desenho ou de texto.
 
Bordas e efeitos também podem ser selecionados e até salvos entre os seus favoritos. Depois de editar as imagens da maneira que preferir, a ferramenta facilita o compartilhamento direto nas principais redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter, ou para seus contatos via e-mail.

19. Facetune

O Facetune é um aplicativo voltado especificamente para a edição de retratos ou selfies, por isso, permite fazer diversos ajustes e retoques nas imagens. Também é possível redefinir a espessura dos sorrisos, clarear os dentes, rejuvenescer a pele, disfarçar bolsas de expressão na região dos olhos, remover o efeito de olhos vermelhos, e muito mais.

Outros aspectos da foto também podem ser alterados, a exemplo do foco, criação do efeito blur no fundo da imagem e melhora da iluminação. O aplicativo ainda disponibiliza filtros customizados, além de texturas e molduras. Assim como o Pixlr, o Facetune também possibilita o compartilhamento imediato nas mais diversas redes sociais.

20. Instagram

Isso mesmo! Muita gente esquece, mas o Instagram não é só um aplicativo para publicação de imagens. Ele é, na verdade, um dos melhores editores de fotos e está disponível tanto para o iOS quanto para o Android. Não é à toa que se tornou tão popular entre os usuários de smartphone.
 
São várias as correções que podem ser feitas em sua aba de edição de imagens. É possível ajustar o brilho, a saturação, o contraste das fotos, entre outros aspectos. O aplicativo fornece a possibilidade de utilização de filtros que já vêm prontos e a publicação imediata das imagens. Além do editor do feed, cada vez mais marcas, agências e influenciadores apostam nas intervenções permitidas pelo Stories.
 
Ainda que tenha a limitação de editar preferencialmente imagens verticais, a ferramenta passou por diversas atualizações e atualmente permite desde o acréscimo de stickers e gifs, passando também pela inserção de texto (em diferentes fontes), emojis e filtros temáticos com o nome de várias cidades ao redor do mundo. Se essa for uma rede queridinha pelo seu público, vale a pena apostar na ferramenta para editar suas imagens e falar a mesma língua que os usuários.

No artigo de hoje, apresentamos os melhores editores de fotos para dispositivos móveis, destacando suas principais características. Como você pôde ver, o que não falta é opção. Tem aplicativos para Android, para iPhone, pagos e gratuitos. Agora é só escolher o que mais despertou o seu interesse e se preparar para o sucesso das suas fotos no Instagram.

Que tal dividir essas dicas com seus amigos? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais para que mais pessoas conheçam os melhores editores de fotos mobile!

2 thoughts on “Os 20 melhores editores de fotos para smartphone

    Avatar
    editor de video
    28 setembro, 2020

    top..estava procurando os efeitos muito bom, melhor dica
    obrigado, já estou aplicando em meus projetos.

      Avatar
      Hugo Pascoal
      13 abril, 2021

      Que bom que gostou! 🙂 Continue nos acompanhando… até breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.